PRÁTICAS ANTISSINDICAIS: CASO FIAT É APRESENTADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO URUGUAI

DESTAQUE
FOTO 01
IMG-20151029-WA0006

Dirigentes do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) participam, nesta semana, de uma série de atividades sindicais internacionais. O presidente Adriano Carlesso, o diretor financeiro Sidnei Iarek e o advogado Sandro Lunard, representam a entidade em encontro promovido pela Universidade da República, em Montevidéu (Uruguai), sobre Direito do Trabalho.

Nesta quinta-feira (29), foi apresentado à comunidade acadêmica da universidade uruguaia, um dossiê – elaborado pelo Sindimovec – que registra os atos antissindicais da Fiat na planta de Campo Largo desde 2011. As informações compartilhadas visam colaborar com o grupo na investigação e pesquisa sobre os atos antissindicais da empresa ao redor do mundo.  “Nós compartilhamos aqui, a nossa experiência no enfrentamento aos atos antissindicais da Fiat, porque entendemos que é preciso fortalecer ainda mais a luta sindical local, regional e internacional. Com união, é possível articular ações conjuntas para apoiar os trabalhadores em países onde há práticas antissindicais”, afirma Carlesso.

Na terça-feira (27), a problemática com a multinacional já havia sido tema de uma reunião dos sindicalistas de Campo Largo com representantes da IndustriALL – federação internacional que representa os trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis em todo o mundo. A reunião contou com a presença do secretário regional adjunto da entidade, Marino Vani e dos integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos no Uruguai, Eduardo Burgos e Celso Acosta.

No encontro, foram relatadas todas as denúncias registradas até hoje, decorrentes das condutas abusivas da empresa que se configuram em ameaças à liberdade sindical e de associação.

Encontro com Dr. Rosinha

Ainda nesta semana, os dirigentes estiveram na sede do Mercosul reunidos com o  deputado federal Dr. Rosinha, Alto Representante Geral do Mercosul, posto político mais alto dentro do bloco. A luta sindical entre os países do bloco, o direito à organização e as políticas de fortalecimento aos direitos do trabalhador, foram temas da conversa. Já na quarta-feira (28), a equipe do Sindimovec acompanhou, no evento, a exposição dos trabalhos dos professores universitários do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.