Professores do Paraná em luta contra o retrocesso nesta terça

area_de_trabalho

Professores da rede estadual de ensino suspenderam aulas nesta terça-feira (30) em escolas públicas do Paraná. Isso, por causa do protesto que acontece todo ano desde 1988, quando durante o governo de Alvaro Dias uma manifestação onde a cavalaria da Polícia Militar foi atirada contra os professores.

O sindicato da categoria aproveita a data de mobilização para negociar pautas atuais. Foi agendada para hoje, uma reunião no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, para discutir reivindicações dos trabalhadores. Serão debatidas progressões e promoções atrasados; data-base; falta do dia 29 de abril, quando professores também protestam em memoria da ocasião em que 230 pessoas ficaram feridas também em repressão a um protesto de professores; pagamento do piso mínimo regional aos professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS); pagamento do reajuste no vale-transporte; e concurso público.

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, diante das investidas do governo federal e estadual, de retirada de direitos, mais do que nunca, faz-se necessária a nossa mobilização.

“Se há uma ferramenta que produz certo receio nos governantes e mostra a unidade da classe trabalhadora, essa tem sido a mobilização popular, a ocupação de ruas e praças. Neste sentido, faremos um Dia de Luto e de Luta que mostre a força da nossa organização. O governo conta com nossa desmobilização, apostando que as pessoas terão receio por conta da falta do dia 29 de abril. Mas não ficaremos reféns dessa lógica, até porque, como temos alertado, não é falta, mas são nossos direitos que correm o risco de desaparecerem”, ressaltou, lembrando, também, que os(as) educadores(as) permanecem em estado de greve. (Com informações da APP-Sindicato/ Foto: Joka Madruga)