SINDIMOVEC: 13º DOS METALÚRGICOS DEVE INJETAR R$ 6,1 MILHÕES NA ECONOMIA DE CAMPO LARGO

O pagamento do 13º salário dos metalúrgicos representados pelo Sindimovec, em Campo Largo, deve injetar cerca de R$ 6.129.630,00 na economia local, segundo levantamento feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O valor representa 9% do total de R$ 60,3 milhões injetados no município, cifra que inclui os demais setores econômicos.

O levantamento aponta que pelo menos 1,5 mil companheiros devem receber o benefício. Em média, cada metalúrgico receberá R$ 4.086,42. Para chegar a esse valor, o Dieese utilizou dados da RAIS 2014, atualizados pela variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 7,68%, índice da data-base de março deste ano.

Dados nacionais, também do DIEESE, apontam uma injeção de cerca de R$ 173 bilhões na economia por causa do pagamento do 13º salário. O montante vai beneficiar cerca de 84,4 milhões de trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos, contribuintes da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União, o que corresponde a aproximadamente 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

PAGAMENTO

O 13º normalmente é pago em duas vezes. A primeira parcela deverá ser paga pelas empresas até o dia 30 de novembro. A segunda em dezembro.

O benefício corresponde a um salário líquido a mais por ano, mas não é dividido igualmente entre as duas parcelas, pois sobre o adiantamento não incidem quaisquer descontos, enquanto que sobre a segunda parcela recaem as deduções de INSS e imposto de renda.

O valor também inclui horas extras e os adicionais de insalubridade, periculosidade e o noturno. Em caso de dúvidas ou de irregularidades, procure o Sindimovec.  (Assessoria Sindimovec)

Dinheiro1-660x375