SINDIMOVEC FIRMA PARCERIAS PARA AUXILIAR TRABALHADOR DESEMPREGADO

“Fiquei desempregado! E agora?” Superar a crise do desemprego e todas as implicações que ela traz à vida do trabalhador não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando o cenário econômico não é otimista. Em momentos assim, a saída é olhar para frente e buscar novas oportunidades e, para ajudar nessa missão, o Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) acaba de firmar parceria que será uma importante ferramenta de apoio a trabalhadores que estão sem emprego e renda.

Por meio de uma parceria com a Caterpillar, Acicla (Associação Comercial e Industrial de Campo Largo)e SEBRAE, a ideia é oferecer estrutura aos trabalhadores que estão perdendo seus empregos para que tenham melhores condições para enfrentar a atual situação, com atividades que vão desde o acolhimento à qualificação, organização para busca de recolocação, até a preparação para tornar-se um micro empreendedor. “O desemprego abala a pessoa de várias maneiras e impede a plena cidadania, gera conflitos emocionais, sofrimento, exclusão social, são muitos os impactos. Com essa parceria, a ideia é apresentar uma forma de ajudá-los a pensar a encontrar novas possibilidades nessa etapa de reorganização da vida profissional”, disse o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

Para o trabalhador que está enfrentando esse drama, a palavra-chave é informação. Nesse sentido, o projeto possibilita, de antemão, assistência social, orientações financeiras e jurídicas. “Eles podem consultar informações sobre verbas rescisórias, como recompor o orçamento familiar, como ter acesso a agências de emprego, dentre outros serviços gratuitos,” enumera Carlesso.

Além disso, a iniciativa prevê o acesso a palestras sobre recolocação profissional, que serão realizadas na Acicla, e orientações, até mesmo, de sobre como se tornar um microempreendedor individual. “É importante a reciclagem do trabalhador em relação a como se preparar para um processo seletivo, como se portar numa entrevista de emprego e também estimular aqueles que têm vocação para ser um microempreendedor individual, dando todo suporte e informação para que comecem suas atividades e, assim, garantam a renda familiar neste momento de crise”, disse. As informações a respeito estão sendo repassadas aos trabalhadores no momento da realização das homologações no sindicato.

Por enquanto, o convênio só beneficia trabalhadores que eram ligados à Caterpillar. Em breve, a tendência é que as parcerias se fortaleçam e alcancem um número maior de beneficiados.

DESEMPREGO

Confira abaixo, a programação de atendimentos:

Orientação financeira

Sempre às sextas-feiras, na sede do Sindimovec, nos dias:

24 de julho – das 13h30 às 17h

31 de julho e 07,14 e 21 de agosto – das 13h às 15h30

Agendamento por telefone: (41) 3375-5668 / email: silvamaricelmav@cat.com

Orientação Jurídica

Advogado do Sindimovec disponível todas as sextas-feiras, das 13h às 17h.

Agendamento por telefone: 3032-2231 / email: sindimovec@uol.com.br

Palestra sobre Recolocação Profissional

Sede da Acicla – Rua Marechal Deodoro, 957. Centro, Campo Largo.

Dias 21 e 28/07 e 04/08, sempre às 14h

Contato: 3375-5560/ 5561 com Franciele ou Rose.