TRABALHADORES AGUARDAM LIBERAÇÃO DO FGTS

trabalho 31-10trabalhadores-aguardam-liberacao-do-fgtsemerson

O espaço O Mundo do Trabalho transmitido pela Rádio Ágape 1400 AM, entrevistou, nos dias 24 e 30 de outubro, o coordenador do Centro da Juventude, Emerson Martins e o coordenador da Defesa Civil, Alexandre Custódio Talesse.

Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec e Chris Minuzzo, apresentadora do Programa Em Boa Companhia, conversaram com Emerson e Alexandre sobre o atendimento às pessoas que tiveram suas casas atingidas pelo forte temporal de granizo que caiu sobre parte da cidade na sexta-feira anterior (17).

Segundo Emerson Martins e Alexandre Talesse, desde as primeiras horas da manhã de sábado (18), o Centro da Juventude foi transformado no Centro de Operações e de Socorrro da Prefeitura e dos órgãos públicos no desenvolvimento de ações de apoio às pessoas afetadas pelo temporal.

“Tivemos inéditas demonstrações de solidariedade da população campo-larguense.

Foram muitas as doações e mais de 250 voluntários trabalharam para ajudar as pessoas. Inclusive alunos que tinham oficinas no Centro da Juventude tornaram-se voluntários.

Houve grande mobilização da Defesa Civil, dos Bombeiros, do Exército, das Polícia Militar e Civil, e também apoio da Defesa Civil de Curitiba”.

Emerson e Alexandre relataram que já foram doadas mais de 8 mil telhas, e mais 6 mil estavam sendo compradas em Araucária.

Segundo eles, as ações emergenciais já foram tomadas, mas será necessário um tempo de aproximadamente um mês para recuperar os prédios públicos e as residências atingidas.

O Centro de Operações e de Socorro está sendo desativado no Centro da Juventude, e agora continua o intenso trabalho de visitas das assistentes sociais, técnicos e agentes sociais às famílias atingidas para verificarem a real carência e necessidade de ajuda.

PROVIDÊNCIA DIVINA

Algumas escolas já estão retomando as aulas, outras ainda estão sem previsão de retorno, por causa dos reparos e reformas.

Todos os participantes do programa, reconheceram a “proteção divina” que livrou as escolas públicas de uma grande tragédia – o feriado do Dia do Professor, que deveria ser comemorado na quarta-feira, 15, fora transferido para a sexta, dia 17.

Nesse dia, a tempestade de granizo atingiu a cidade, e as escolas estavam vazias, sem alunos, professores ou funcionários.

FISCALIZAÇÃO

O trabalho desenvolvido não teve burocracia, mas todas as pessoas tiveram que preencher um cadastro, para evitar aproveitadores da situação de emergência.

Houve informações de que alguns lojistas subiram os preços na hora da tragédia e o Procon passou a fiscalizar mais intensamente a venda dos produtos mais procurados, como lonas, telhas e materiais de construção.

APOIO DE EMPRESAS

Adriano Carlesso também ressaltou o apoio do Sindimovec, que colocou um veículo à disposição e diretores do sindicato realizaram trabalho voluntário no Centro da Juventude.

Destacou também a sensibilidade das empresas Caterpillar, Fiat e Metalsa, que anteciparam parcela do 13º salário para socorrer os trabalhadores atingidos pela tragédia.

LIBERAÇÃO DO FGTS

Segundo informações do site da Prefeitura, dia 20 o prefeito Affonso Portugal Guimarães expediu um decreto declarando o município em estado de emergência por causa da forte chuva de granizo.

O presidente do Sindimovec disse no programa, que o Diário Oficial da União já publicou, no dia 27, o reconhecimento da situação de emergência, pré-condição para a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A Defesa Civil já fez o levantamento das regiões atingidas, mas ainda falta o mapeamento detalhado das ruas e residências afetadas, o que deve levar cerca de mais uma semana.

“Não há necessidade de procurar a Defesa Civil para comunicar que teve sua casa atingida e nem mesmo a Caixa”, informou o coordenador da Defesa Civil Alexandre Custódio Telesse.

“No momento certo a população será comunicada e orientada por meio dos jornais, rádios e site da prefeitura.

A população atingida pela chuva e que tem saldo em conta de FGTS deve aguardar comunicado da Prefeitura de Campo Largo para dirigir-se à Caixa para o saque”, destacou Alexandre Telesse.

SERVIÇO

•    Informações sobre escolas e serviços públicos: Prefeitura Municipal – Fone – (041) 3291-5000 Site – www.campolargo.pr.gov.br

•    Informações sobre o FGTS – agências da Caixa Econômica Federal ou pelo Site – www.caixa.gov.br – FGTS.
•     Centro da Juventude – Rua Ademar de Barros, esquina com 15 de Novembro, bairro Bom Jesus, ao lado do Corpo de Bombeiros. Fones – 3393-2203 e 3292-3487

Fonte: Folha de Campo Largo