TRABALHADORES DA METALSA REJEITAM PROPOSTA DA EMPRESA

Por 82 votos contra 34, os trabalhadores da Metalsa em Campo Largo, rejeitaram, durante assembleia realizada na quarta-feira (24), a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. Ao todo, 117 trabalhadores assinalaram as cédulas da votação secreta que teve um voto nulo.

A proposta rejeitada pelos trabalhadores consistiu em 5% de reajuste salarial a partir de julho e para salários de até R$ 5 mil, aumento de 10,42% no vale-alimentação, passando para R$ 275; abono salarial de R$ 800 e a manutenção do PLR do ano passado, no valor de R$ 8,8 mil.

Com a rejeição da proposta pela maioria, o Sindicato irá formalizar a decisão à empresa e aguardar uma contraproposta que possa ser levada novamente à apreciação dos trabalhadores. O presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, responsável pela condução da assembleia, reforçou o poder de decisão dos trabalhadores. “Este Sindicato está comprometido com a vontade do trabalhador. É por isso que nossas assembleias ocorrem com votações de forma secreta, para que o anonimato possa permitir a manifestação de vontade dos trabalhadores sem que sejam expostos ao patrão”.

Carlesso atribuiu a demora da empresa na apresentação da proposta ao cenário econômico instável que se apresenta neste ano, principalmente porque o principal cliente da Metalsa é a Volvo que esteve em greve por mais de 24 dias e anunciou queda de 50% nas vendas de caminhões este ano, em comparação com o ano passado. “O ano de 2015 está sendo considerado um dos anos mais difíceis dos últimos 10. As negociações continuam e, assim que haja nova proposta por parte da empresa, faremos nova assembleia”, afirmou.

metalsa 3
metalsa