Trabalhadores das multinacionais de Campo Largo voltam em breve

Posto Quinta, Campo Largo – BR277 – *Regis Luís Cardoso

Parece que a calmaria nas principais multinacionais de Campo Largo tem prazo pra acabar. Com a greve dos caminhoneiros praticamente encerrada, as multinacionais com planta em Campo Largo devem receber os componentes necessários para retomar produção

A greve dos caminhoneiros atingiu diretamente as montadoras de Campo Largo. Caterpillar, Fiat e Metalsa foram obrigadas a liberar seus trabalhadores durante a paralisação. Agora, com a maioria das estradas liberadas, a previsão é de que as peças comecem a chegar e a produção normalize.

Durante a greve dos caminhoneiros, a primeira empresa atingida foi a mexicana Metalsa, que parou suas atividades no dia 23 de maio. A retomada dos trabalhos está prevista para depois do feriado, segunda-feira (04). Por enquanto os funcionários da Metalsa estão em regime de Banco de Horas.

Outra multinacional que informou retomada da produção após o feriado é a Caterpillar, que liberou seus trabalhadores por falta de componentes no dia 24 de maio. Agora com a previsão da chegada das peças, a CAT informa que já tem trabalhadores recebendo e organizando o material necessário para a retomada da produção.

Já na Fiat, outra empresa que parou atividades no dia 24 de maio, os trabalhadores do 3º turno tiveram produção interrompida totalmente. Nesse momento, aproximadamente 250 ‘trabalhadores Fiat’, somados a cerca de 30 terceirizados, fazem turnos reduzidos (nas áreas de manutenção e limpeza). A medida que os componentes vão chegando, os trabalhos serão retomados.

Durantes os dias de greve dos caminhoneiros, aproximadamente mil trabalhadores, somados os empregados da CAT, Fiat e Metalsa, em Campo Largo, tiveram “folga forçada”. Essas informações foram coletadas até o fechamento do expediente do Sindimovec (30 de maio de 2018, 18 horas).

Por Regis Luís Cardoso.