Sindimovec solicita suspensão das atividades na CAT, Fiat e Metalsa em Campo Largo

O Sindimovec solicitou nesta tarde (19) que as atividades laborais da Caterpillar, FCA e Metalsa sejam suspensas por 10 dias (prazo inicial), cumprindo orientação do executivo de Campo Largo. Além disso, no documento enviado às empresas, se exige que a paralisação seja sem prejuízos financeiros aos trabalhadores, principalmente por entender que vários metalúrgicos têm filhos em idade escolar e que agora as crianças estão dispensadas pera evitar aglomeração.

De acordo com a entidade, a mesma suspensão deve ser válida aos trabalhadores responsáveis por pessoas com algum tipo de necessidade especial ou idosos. Para o diretor da entidade, Sérgio Domingos, “estamos pedindo que nos informem sobre quais são as medidas de prevenção adotadas pelas empresas para evitar contágio e propagação do vírus”.

Leia na íntegra o documento enviado pelo Sindimovec à CAT, Fiat e Metalsa:

Em razão da atual e imprevista situação epidemiológica que afeta o mundo todo, assim como o Brasil, devido à pandemia do COVID-19, e seguindo os protocolos da  OMS – Organização Mundial da Saúde na tentativas de reduzir o impacto às pessoas, o SINDIMOVEC, através da preocupação na proteção de seus representados, vem, através deste, orientar e solicitar informações desta conceituada empresa no sentido dos programas e providências que estão sendo tomadas pela empresa, na planta de Campo Largo, para o cumprimento dos protocolos exigidos pelos órgão governamentais de tentativa de contenção da disseminação do vírus.

É de conhecimento notório que as determinações orientam para alguns cuidados no intuito de prevenir o contágio entre a população. Dentre elas, estão: evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar etc.

Além disso, é orientado também o respeito ao período de quarentena à todos aqueles que, porventura, tenham tido resultado positivo no exame de detecção da doença.

Também, no âmbito estadual, o atual governador do Paraná, Sr. Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou a criação do decreto 4230/20, que visa medidas preventivas em relação a pandemia, no intuito de evitar aglomerações e possíveis transmissões e contágios, bem como, no âmbito municipal,  o atual governo, em ato em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo (ACICLA), por meio do decreto municipal número 084/20, em seu artigo 7º, recomenda a suspensão das atividades do comércio e da indústria pelo prazo de 10 dias.

Gostaríamos, também, seguindo os protocolos já comentados neste, orientar à empresa, que, funcionários que tenham filhos em idade escolar, cuja escola dispensou o aluno para evitar aglomerações, assim como funcionários que sejam responsáveis pelo cuidado de entes com necessidades especiais, idosos, etc, ou seja, aqueles que, de algum modo, estejam enquadrados no grupo de risco da doença, sejam SUSPENSOS IMEDIATAMENTE de suas atividades, de forma remunerada pela empresa, sem prejuízo algum ao trabalhador, para que ele possa prover os cuidados e atenção necessários aos seus pares, retornando para a empresa assim que esses mesmo entes possam voltar às suas atividades normais.

De forma cautelosa, diante à atual situação, sugerimos pela SUSPENSÃO TOTAL OU PARCIAL CONTROLADA DAS ATIVIDADES DA EMPRESA, pelo período inicial de 10 dias, de forma remunerada pela empresa, sem prejuízo algum ao trabalhador, retornando apenas e tão somente após o prazo determinado pelo decreto municipal 084/20.

O SINDIMOVEC, diante de toda esta situação, se coloca como parceiro para o estabelecimento de condições contratuais que permitam o respeito aos protocolos governamentais.

Outrossim, caso haja qualquer omissão da empresa diante da atual situação, dependendo da evolução do quadro, o SINDIMOVEC, seguindo orientação do movimento sindical brasileiro, poderá tomar as devidas providencias para que as atividades sejam suspensas imediatamente, com intuito único e exclusivo da preservação das pessoas diante desta situação calamitosa.

Dessa forma, solicitamos que esse ofício seja respondido o mais breve possível para que, como representantes legítimos dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas montadoras de chassis, veículos e motores de Campo Largo, estejamos alinhados quanto às práticas da empresa com relação à saúde e segurança do trabalhador nesse período de pandemia do COVID – 19.

Denuncie negligências

O Sindimovec orienta os metalúrgicos de Campo Largo que denunciem as empresas que não atendem as normas de prevenção ao Coronavírus.

Envie sua denúncia => atendimento@sindimovec.com.br.