2015: UM ANO DIFÍCIL QUE CHEGA AO FIM

adrianocarlesso

“Um ano desafiador que exigiu do movimento sindical muito mais garra”. A afirmação é um consenso no debate de ideias promovido pela diretoria do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) ao fazer um balanço das ações realizadas em 2015.

Segundo os dirigentes, o ano dos metalúrgicos de Campo Largo foi marcado por mazelas que atingem hoje toda a classe trabalhadora: ataques e violações de direitos trabalhistas, arrocho salarial, inflação, demissões, dureza nas negociações com os patrões e luta ferrenha contra as práticas antissindicais. Esta última, específica dos trabalhadores da Fiat no município. “Tudo isso fez parte do cotidiano dos metalúrgicos de Campo Largo durante o ano de 2015”, lembra o presidente Adriano Carlesso.

A campanha contra os atentados da Fiat à liberdade sindical e de organização dos trabalhadores, levou, por diversas vezes, os dirigentes do Sindimovec aos portões da fábrica de Campo Largo. Foram dezenas de mobilizações durante o ano, como consequência de cada abuso cometido. Os atos antissindicais da empresa chamaram a atenção de autoridades nacionais e internacionais para o drama dos trabalhadores da planta campolarguense. Os relatos de ameaças, intimidações em caso de aproximação ou relacionamento com o Sindicato, sem contar a substituição de mais de 20% do quadro de trabalhadores em 2012 em forma de perseguição a filiados do sindicato pela empresa, alcançaram tal repercussão que resultaram em duas audiências públicas para o debate da problemática, agravada pela demora no avanço das negociações salariais de 2015. A primeira audiência, realizada em 17 de junho, aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná. A segunda, em 24 de setembro, ocorreu na Câmara Municipal de Campo Largo. “A solução para o impasse das negociações salariais só aconteceu dez meses depois, após um grande desgaste. Mas foi possível encerrar o ano com o acordo coletivo assinado. No entanto, a luta contra as práticas antissindicais continua, e deve ainda render novos desdobramentos, inclusive no campo acadêmico, com a publicação do Dossiê Caso Fiat”, lembra Carlesso.

Políticas sociais e democracia

Em 2015, o Sindimovec também esteve nas ruas, abraçando a causa dos trabalhadores contra projetos famigerados como o PL 4330 (Terceirizações). Solidarizou-se com a causa dos professores, alvo de ação abusiva e truculenta encabeçada pelo Governo Estadual e pelos “Deputados do Camburão” no último 19 de abril. O Sindicato também participou, massivamente, de atos populares em defesa das políticas sociais, contra os interesses de grupos engajados na desestabilização política do País e no enfraquecimento da democracia.

Crise e empregos

O presidente do Sindimovec ressaltou ainda que as lutas aconteceram num cenário de crise econômica e política, em que a classe trabalhadora foi conclamada a pagar a conta. Nesse bolo, surgiram dois ingredientes indigestos, porém, inevitáveis: o ajuste fiscal e o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). “Temos dito que tem gente lucrando com a crise. Há quem se beneficie disso. Na nossa realidade, conseguimos encerrar as campanhas salariais deste ano fazendo tudo que estava ao nosso alcance para garantir os acordos e manter empregos”, afirma.

Se a luta pela manutenção dos empregos se instalou em 2015, tudo indica que se repetirá em 2016 em razão da situação político-econômica do país. “A gente vai para a luta mantendo a mesma energia, com o mesmo vigor e, para isso, mobilização é a palavra-chave”, completa.

Trabalho e assistência

No campo da política sindical, o Sindimovec firmou novas parcerias e convênios em 2015, ampliando os benefícios dos trabalhadores filiados e a assistência e reciclagem profissional para trabalhadores demitidos.

Além disso, os serviços prestados aos associados seguiram de vento em popa este ano. Foram mais de mil atendimentos odontológicos e mais de 60 jurídicos. Durante o ano, os aniversariantes filiados receberam, nas homenagens do “Seu Dia de Festa”, cerca de 1 tonelada de bolo e mais de 1,2 mil litros de refrigerante.

Repercussão na sociedade

É certo que, às vezes, torna-se difícil perceber e entender o trabalho realizado pelos sindicatos. Até porque a grande imprensa nacional não faz questão alguma de mostrar as coisas boas existentes no movimento, suas conquistas ao longo dos anos e a consolidação de vários direitos, frutos de muita luta e sangue derramado através da história. Para Carlesso, “é importante que cada trabalhador saiba avaliar o seu sindicato e colabore para que a representatividade esteja em uma constante fase de melhoramento, e sempre em prol do trabalhador. Em relação à visão da sociedade como um todo em relação às nossas lutas, a exemplo da batalha travada com a FIAT este ano, é importante a percepção de que não existe um lado certo nas batalhas entre o capital e o trabalho. O que existe é um “ponto de vista”. E, para o SINDIMOVEC, o ponto de vista que interessa é o do trabalhador, que deve ser defendido com todas as forças e em todas as esferas sociais, administrativas e jurídicas deste nosso país, de forma com que se estabeleça uma relação de respeito entre patrão e empregado, permitindo a participação destes trabalhadores na construção de um país muito melhor para as futuras gerações”. A grande verdade é que, assim como tem patrão bom e patrão ruim, sempre vai existir trabalhador bom e trabalhador visto como ruim e, consequentemente, representantes deles nas mesmas condições, ou seja, bons e ruins. Então, que Deus nos ilumine para que sempre os reconheçamos e, independentemente do papel que tenhamos nesta vida, que saibamos escolher sempre o lado certo, mesmo que não haja o devido reconhecimento desta posição e deste trabalho pela sociedade.

Recesso de final de ano

De 18 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016, o Sindimovec  estará em recesso. O expediente na sede volta ao normal a partir dessa data. Aos trabalhadores e à toda comunidade campolarguense, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. “Que possamos entrar em 2016 com o espírito renovado para novas lutas e conquistas. São os votos da Diretoria e colaboradores do Sindicato.” (Assessoria Sindimovec)