29 MAIO: DIA DE LUTA E MOBILIZAÇÕES EM TODO O PAÍS

Em Curitiba, os manifestantes se concentraram na Praça 19 de Dezembro, (Praça do Homem Nu), marcharam pela Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em direção ao Palácio Iguaçu. Além dos representantes das Centrais Sindicais, que organizaram o Dia de Luta contra os Ajustes Fiscais do governo federal, participaram da marcha os professores em greve. Ele querem lembrar o dia 29 de Abril, quando um confronto entre os Políciais Militares e professores, deixou 200 feridos.

As quatro principais entidades sindicais do PR encamparam os atos públicos (NCST, FS, CUT, CTB).  Os protestos também são contrários ao ajuste fiscal, que tem gerado mudanças nos direitos trabalhistas – parte da empreitada do governo para cortar gastos públicos obrigatórios-, e o projeto de lei PL 4330, sobre a terceirização.

Na última terça-feira (26), o Senado aprovou a medida provisória (MP) 665 – a chamada MP do Seguro- Desemprego que amplia de seis meses para um ano o tempo de trabalho necessário para a primeira solicitação do benefício. A medida também ampliou de um mês de trabalho para três meses ininterruptos o tempo exigido para que o trabalhador receba o abono salarial.

A proposta foi aprovada em votação apertada -39 votos a favor e 32 contra-, com resistência da própria base governista no Congresso ao ajuste fiscal. No caso do PL 4330, a polêmica maior envolve a possibilidade de terceirização para as atividades-fim das empresas e não só para as atividades-meio. Com isso, uma fábrica de automóveis poderia em tese terceirizar não só o pessoal da limpeza, como também os metalúrgicos, por exemplo.

O presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, participou dos atos públicos de hoje representando os metalúrgicos do Estado juntamente com o presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores do PR), Denilson Pestana. “Esses atos são para reforçar que as entidades sindicais unidas, não desistem da luta pelos direitos do trabalhador e não vai se calar diante de retrocessos”, afirmou Carlesso.