Volkswagen quer demitir 1.200 na Argentina

VOLKSWAGEN-EMISSION

O Sindicato dos Mecânicos e Afins do Transporte Automotor da Argentina (Smata) está lutando para impedir a demissão de 1.200 metalúrgicos da planta de Pacheco da Volkswagen.

A montadora anunciou esta semana que quer acabar com um turno de trabalho naquela fábrica, usando como argumento a crise econômica no Brasil.

Este não é o primeiro corte que a Volkswagen quer fazer. Recentemente, ela anunciou a demissão de 120 metalúrgicos em sua unidade de autopeças em Córdoba, também em função da eliminação de um turno de trabalho.

No caso da fábrica de Pacheco – onde trabalham 5 mil pessoas –, a montadora queria dispensar os 1.200 trabalhadores ainda esta semana, mas o Smata impediu e pediu a abertura de negociações. Assim, a decisão foi postergada para abril e há a possibilidade de abertura de um plano de demissão voluntária. A empresa estima que cerca de mil trabalhadores podem aderir ao plano.

(Fonte: Notas Periodismo Popular)