Nossa Senhora da Piedade: Padroeira de Campo Largo

A construção da atual Igreja Matriz de Campo Largo foi iniciada a 12 de outubro de 1918 (fonte: www.nossasenhorapiedade.com.br)

Sexta-feira (02) é feriado municipal em Campo Largo. Trata-se da celebração do Dia da Padroeira da cidade. O Sindimovec não abre nesta data, voltando suas atividades normais na segunda-feira (05)

O ciclo do ouro no Paraná foi o principal fator de formação de Campo Largo. Também o desenvolvimento da pecuária e a posição geográfica, onde os tropeiros, que seguiam para o Rio Grande do Sul ou São Paulo, consideravam a região um ‘ponto de pouso’. Dessa forma, as comemorações do dia 2 de fevereiro resgatam a colonização da região, já que os primeiros habitantes, desbravadores, tinham como característica a fé cristã e a devoção aos santos.

Em 1814, João Antônio da Costa, capitão que residia em Curitiba, proprietário das terras na região onde é Campo Largo, doou parte da sua propriedade, sem ônus, para quem quisesse habitar a região. Em 1816, o capitão enviou para o local uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, vinda da Bahia. A imagem ficou em um oratório na casa do Tenente Joaquim Lopes Cascais, um dos primeiros habitantes do lugar.

Com a imagem da santa, os primeiros campo-larguenses trataram de construir uma igreja, inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1826. A partir daí, a data passou a ser sinônimo de comemoração religiosa. Além disso, após a emancipação de Campo Largo (02 de abril de 1870) e graças à devoção da população a Nossa Senhora da Piedade tornou-se padroeira do Município.

O dia 02 de fevereiro é considerado o Dia da Padroeira de Campo Largo (embora o dia de Nossa Senhora da Piedade seja comemorado em 15 de agosto) e feriado municipal. Nesta oportunidade, acontece uma grande festa no município, com celebração de Missa Festiva e Missa em Ação de Graças.

 

Por Regis Luís Cardoso (com informações via Sindimovec e Folha de Campo Largo).

You may also like...