V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres foi a maior da história do Paraná

Encontro aconteceu em Foz do Iguaçu e contou com mais de 1200 participantes de todo estado. Houve eleição das delegadas para a etapa nacional, em Brasília. Dirigente do Sindimovec participou do evento

Foi a maior Conferência para mulheres da história do Paraná. Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, o encontro reuniu gestoras públicas, lideranças sociais, conselheiras e cidadãs de todas as regiões do estado. Foram eleitas 105 delegadas e aprovadas 80 propostas que serão apresentadas entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília (DF), na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Mais de 1200 participantes estiveram em Foz do Iguaçu entre os dias 29 a 31 de julho. Evento foi promovido pela  Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). “Encontro maravilhoso, de crescimento e aprendizado. Muitas mulheres, com várias culturas, raças e crenças, unidas por um mesmo objetivo: mulheres que levantam mulheres”, conta Rosi Cunico, dirigente do Sindimovec e integrante do Conselho Municipal das Mulheres de Campo Largo.  

A Conferência é resultado dos 224 encontros municipais, que levaram 600 delegadas para construir propostas de políticas públicas relacionadas ao tema “As Mulheres, os Territórios e as Cidades”. O objetivo é criar alternativas para que as cidades sejam mais inclusivas, com atuação firme no combate à violência de gênero e o fortalecimento das redes de proteção às mulheres.

Propostas

A dirigente do Sindimovec conta que esse trabalho é resultado de anos de militância. E que as mulheres de Campo Largo já marcaram presença em Brasília para apresentar duas propostas aprovadas na V Conferência. Uma trata da “Formação política contínua e descentralizada” e outra propõe “Paridade e contas na política”. “Fico muito feliz que duas propostas que nós construímos aqui na Conferência Municipal foram para a estadual e vão para a nacional. Mostra que estamos no caminho certo”, conclui Rosi Cunico.

Mais informações: Ministério Público do Paraná (fonte foto) ou  Ministério das Mulheres.

You may also like...