Abril Verde: Segurança no trabalho foi tema de debate

Adriano Carlesso (centro), abriu os trabalhos do Conselho Estadual (CET) na tarde de ontem (26), no Palácio das Araucárias, em Curitiba

Na quinta-feira (26) o Conselho Estadual do Trabalho (CET) e a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU) promoveram uma videoconferência, ao lado de todas as Secretarias da Família e Desenvolvimento Social – SEDS do Paraná, sobre o tema “Abril Verde”. O evento fez parte da Reunião Ordinária do CET

O encontro aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Na oportunidade, o presidente do CET e dirigente do Sindimovec, Adriano Carlesso, abriu os trabalhos enaltecendo a importância de se debater “segurança no trabalho”. Essa foi a primeira reunião do Conselho com a nova presidência. Para Carlesso, que vem da classe trabalhadora e tem sua história firmada no Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo, “falar da prevenção dos acidentes de trabalho, além de melhores condições para a classe trabalhadora, é uma das nossas funções. Faz parte do tripé, trabalho, desenvolvimento e renda, que acreditamos ser necessário para melhorar a vida dos paranaenses”, explica.

Paulo Rossi, presidente da UGT

Quem também representou os trabalhadores no encontro foi Paulo Rossi, presidente da UGT, que recentemente foi empossado, pela atual governadora do estado, Cida Borguetti, como Secretário do Trabalho do Paraná. Na sua fala inicial, Rossi confirmou a importância de se reativar a Secretaria Estadual do Trabalho, que é uma das necessidades apontadas pelo CET para melhorar a agenda voltada aos trabalhadores do estado.

O evento abordou temas como o “Pacto Global da ONU, Trabalho Sustentável e Novas Tecnologias – Programa Trabalho Seguro no Paraná”, apresentado pela desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região. Além das questões da “Inovação e Saúde e Segurança no Trabalho”, com Juliana Cipriani e Viviane Gariba, e dos “Acidentes e Doenças Ocupacionais”, com o Auditor Fiscal do Trabalho Gustavo Franco Simon.

Abril Verde

Quem também participou foi Adir Souza, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná (Sintespar), que falou sobre o “Abril Verde”. Na oportunidade, ele tratou do tema lembrando que a data serve para conscientizar a população.

Vale lembra que o mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril). A cor verde simboliza a segurança no trabalho.

Historicamente, em 1969, a explosão de uma mina, na cidade de Farmington (Virgínia, Estados Unidos), matou 78 trabalhadores. O episódio é caracterizado como um dos piores acidentes de trabalho que se tem registro.

Por Regis Luís Cardoso (texto e fotos).