BANCÁRIOS: GREVE TEM ADESÃO DE 60% EM CURITIBA E REGIÃO

GREVE BANCARIOS

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou um levantamento estimativo do quadro de greve da categoria na base da entidade. De acordo com a apuração, neste primeiro dia de greve, 06 de outubro, 173 agências bancárias estão paralisadas.

Somando com os centros administrativos, aproximadamente 60% dos bancários da base de Curitiba e região estão em greve. Desde a madrugada as agências estão adesivadas informando a população sobre a greve, que também já havia sido alertada por carros de som, anúncio em rádios e pelos veículos de comunicação oficiais do Sindicato (site, jornal impresso, redes sociais).
Em Curitiba e região trabalham 18.525 bancários, de acordo com dados do Caged para o mês de agosto de 2015, distribuídos em 539 agências e diversos centros administrativos, de acordo com relação do Banco Central.
Negociações

As negociações com os representantes dos bancos foram finalizadas no dia 25 de setembro, com a apresentação de uma proposta reduzida, de 5,5% de reajuste de salários e benefícios mais abono de R$ 2.500, para uma inflação de 9,88% no período, e prevendo somente a remuneração.
Uma extensa minuta de reivindicações foi entregue aos banqueiros no dia 11 de agosto, prevendo melhorias nas condições de trabalho, saúde, segurança, igualdade, e rodadas temáticas de negociação foram realizadas nos meses de agosto e setembro. Os itens foram recusados ou ignorados na mesa de negociação.
A greve nacional foi definida em assembleia realizada na última quinta-feira, 01 de outubro, e em Curitiba teve a participação de mais de 400 bancários.  (Fonte: Sindicato dos Bancários de Curitiba)