MAIS DE 3.500 ELEITORES VOTARAM NA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

voto-papel

A eleição do novo Conselho Tutelar, no domingo (4) mobilizou o expressivo número de 3.567 eleitores. Desses, 17 votos foram nulos e dois em branco. Foram eleitos, para um mandato de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2016.

Tiago Mateus Maister  – 558 votos

Edson Batista de Goes – 444 votos

Sueli Quirino Camargo –  441 votos

Sonia Cristina Ferreira Carlotto – 362 votos

Liliane da Rosa Delay – 323 votos

Tiago Maister
Edson Batista de Goes
Sueli Quirino dos Santos
Sônia Cristina Carlotto
Liliane da Rosa Delay

Os outros candidatos obtiveram a seguinte votação:

Antonio Amorin Costa – 323 votos (empatou com Liliane da Rosa Delay, que foi eleita pelo critério de maior idade). Segundo informações ainda não confirmadas, Antonio Costa teria entrado com recurso pedindo a recontagem dos votos.

Cleide Ferreira – 280 votos

Shana Zanlorenzi – 263 votos

Angelica Emidio da Silva – 218 votos

Solei Vandres Ribeiro – 173 votos

Evandro Ruza – 163 votos.

Eleições em todo o Brasil

A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, que em Campo Largo é presidido pela professora Ana Cristina Campanharo. As eleições ocorreram na mesma data em todo o Brasil.

A posse dos novos Conselheiros Tutelares será no dia 10 de janeiro de 2016 e deverão exercer um mandato de quatro anos. A remuneração dos Conselheiros Tutelares em Campo Largo será de R$ 2.611,82 (dois mil, seiscentos e onze reais e oitenta e dois centavos).

Polêmica

O processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares foi tranquilo e não houve nenhuma denúncia de irregularidade. Entretanto, vereadores criticaram, na sessão de segunda-feira (5), a influência de grupos políticos na eleição. Alguns candidatos teriam recebido apoio de políticos e até escolhido números de partidos políticos para identificar suas candidaturas.

A vereadora Fernanda Queiroz (PSD) comparou que a eleição foi uma prévia da guerra que serão as eleições do próximo ano. Um candidato teria puxado eleitores até com ônibus, na Ferraria, e oferecido churrascada em troca de votos. Segundo ela, foram tiradas fotos dessas irregularidades, que serão encaminhadas à Promotoria de Justiça. O vereador João Marcos Cavalin (PR) ressaltou que acredita que nenhum dos conselheiros eleitos deverá usar o cargo para ser candidato a vereador em 2016.