CAMPANHA SALARIAL 2016: TRABALHADORES DA CATERPILLAR APROVAM PROPOSTA

Em assembleia convocada pelo Sindimovec na tarde desta terça-feira (10), os trabalhadores da Caterpillar aprovaram a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. Foram 349 votos a favor e 48 contra.

A proposta consiste no reajuste de 8% para todos os trabalhadores, independente de área ou função; reajuste do Vale Alimentação em 11,79% – passando dos atuais R$ 300,00 para R$ 335,00; além de um Vale Alimentação Adicional de R$ 1.500,00. Pela proposta, o PLR (Participação nos Lucros e Resultados) foi mantido no mesmo valor do ano passado: R$ 8.000,00, com adiantamento de R$ 4.000,00 para junho.

Assim como os trabalhadores da Metalsa, que na semana passada também aprovaram a proposta apresentada pela empresa, os trabalhadores da Caterpillar seguiram a mesma direção, levando em conta o atual cenário de dificuldades econômicas. “Em razão disso, os trabalhadores entenderam que foi a melhor decisão para o momento, aceitando um reajuste menor que o almejado”, avalia o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

Um aspecto da proposta vale ser ressaltado, em torno do Vale Alimentação Adicional. Utilizando como base de cálculo a faixa salarial de R$ 2.000,00, que contempla o maior grupo de funcionários – diluídos o valor adicional do Vale Alimentação de R$ 1.500 em de 12 meses, mais a soma do reajuste de 8% – tem-se que estes trabalhadores alcançaram um reajuste de 14,5%, superior aos 11,8% do INPC.