Campanha Salarial: Metalúrgicos da Metalsa aprovaram proposta

69,95% dos trabalhadores aceitaram itens enviados pela empresa. A Assembleia foi realizada em frente a fábrica (28)

O Sindimovec encerrou negociação com a Metalsa na tarde do dia 28 de abril em assembleia geral extraordinária realizada na unidade da Metalsa em Campo Largo.

Segue proposta aprovada pelos metalúrgicos da Metalsa:

:: Reajuste Salarial –  reposição da inflação do período base, na casa dos 10,8% (INPC) para salários até R$ 6.805,00, e retroativo a março, com o pagamento das diferenças de salário de março e abril na folha de maio, mais o aprimoramento salarial em razão do plano de cargos e salários, que poderá garantir mais 3% de reajuste, sendo 1% a cada 4 meses até o final da vigência do Acordo Coletivo, em fevereiro de 2023;

:: Vale Alimentação – reajuste de 14%, passando de R$ 470,00 para R$ 535,00, retroativo a março e com as diferenças (R$ 730,00) pagas em junho;

:: Banco de Horas – alterações no fechamento, que agora será semestral (em agosto 2022 e fevereiro 2023), mais a baixa no limite mensal de saldo positivo, caindo de 50h para 30h, além da garantia de pagamento de horas extras quando a jornada ocorrer sem aviso com antecedência de 48h;

:: PPR – reajuste de 10,8%, passando para R$ 11.626,00, com base na produção de 35.000 chassi. Caso o volume de produção seja maior, o acordo prevê o pagamento de R$ 12.556,00. Caso ele chegue ao número previsto de 42.000 chassi, temos o compromisso da empresa para voltar a negociar;

:: Antecipação do PPR – R$ 6.100,00, a ocorrer 3 dias após a assinatura do acordo;

:: Manutenção das demais clausulas da redação atual e dos benefícios já existentes;

:: Plano de Cargos e Salários contemplando 80% da área operativa, retroativo a março de 2022, com 5 faixas salariais (steps) para cada cargo operacional para evolução horizontal, com 4 meses de permanência em cada step da faixa salarial (8 meses no último step – total 22 meses);

E Ratificação dos itens apresentados na assembleia ocorrida em fevereiro, com prazo de 02 a 06 de maio para que cada trabalhador manifeste oposição mediante apresentação de Carta de Oposição ao Sindicato, feita de próprio punho, em duas vias, devendo as vias serem protocoladas no Sindicato e uma cópia entregue ao Recursos Humanos da Empresa.