CATERPILLAR E COLABORADORES UNIDOS CONTRA A DENGUE

640px-Aedes_Albopictus

Empresa reúne colaboradores para ação interna de prevenção

A preocupação com o aumento dos casos de dengue no Paraná – já são seis mortes pela doença no Estado – leva, cada vez mais, entidades e empresas a aderirem à campanha contra a proliferação do mosquito transmissor, o aedes aegypt. Em Campo Largo, a Caterpillar entrou firme na luta promovendo, na sexta-feira (19), ação interna que mobilizou todos os setores da fábrica no combate a possíveis focos do mosquito.

Os turnos foram paralisados por 30 minutos para que os colaboradores participassem de uma grande varredura, com o intuito de identificar e eliminar potenciais criadouros. Os funcionários foram divididos em quatro grupos e percorreram toda a parte intena e externa da empresa. “Nós da Caterpillar, entendemos que fazemos parte da comunidade. Se pensarmos que aqui são 500 trabalhadores que podem disseminar essa cultura da prevenção, serão 500 famílias da nossa cidade fazendo sua parte. E nós estamos fazendo a nossa, pois a situação é muito preocupante”, disse Jeferson Fonseca, do departamento de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

O Sindimovec, compartilhando da mesma preocupação, prestou seu apoio à ação desenvolvida pela Caterpillar, através da atuação interna dos delegados sindicais e direção. A diretora Rosimari do Rocio Cunico, fez uma avaliação positiva do mutirão. “Todo mundo se envolveu. Antes da ação em campo, foi realizada uma palestra muito esclarecedora e o interessante é que, depois disso, o pessoal acabou mesmo ficando mais atento à questão da limpeza e do quanto isso é importante no dia a dia”, afirma.

Para o presidente, Adriano Carlesso, é preciso haver uma mudança cultural por parte da sociedade para que a batalha contra o mosquito seja vencida. “Não tem jeito. Todo cidadão tem de fazer a sua parte e cobrar para que o seu vizinho faça a parte dele, realizando uma busca em sua residência e quintal, semanalmente, por pelo menos uns 10 minutos. Ou fazemos isso, ou perderemos essa guerra contra o mosquito. O momento exige uma total mobilização”, avalia. A cada dia, os números aumentam e a dengue não é mais o único temor. O mosquito aedes aegypt também transmite os vírus da febre chikungunya e zika.

Números

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) desde agosto de 2015, são mais de 5,5 mil casos de dengue no Paraná. Também aumentou o número de cidades em situação de epidemia no Estado, de 13 para 15.