CATERPILLAR Trabalhadores rejeitam proposta de reajuste

Por 365 votos contra e 147 a favor, os trabalhadores da Caterpillar rejeitaram, durante assembleia realizada na tarde de hoje (08), a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. Ao todo, 512 trabalhadores assinalaram as cédulas da votação secreta. O Sindimovec convocou assembleia para colocar em votação, a proposta da empresa que consiste em 5% de aumento salarial; vale-alimentação de R$ 300 mais bônus de R$ 1 mil incorporado ao benefício a ser pago no dia 30 de abril e ainda, a manutenção do PLR em R$ 8 mil com a primeira parcela prevista para até o dia 10 de junho.  Com a rejeição da maioria dos trabalhadores, o sindicato irá agora formalizar a decisão à empresa e aguardar contraproposta que possa ser levada aos trabalhadores. O presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, reforçou o poder de decisão dos trabalhadores, responsáveis pela condução da negociação. “O sindicato tem o compromisso de ser o mediador entre empresa e trabalhadores, a decisão sempre cabendo a eles”, ressalta. Carlesso atribuiu a demora na votação da proposta ao cenário político-econômico instável que se apresenta neste ano. “2015 está sendo considerado um dos anos mais difíceis dos últimos 10. As negociações continuam e no momento oportuno, faremos nova votação de proposta”, afirmou. As negociações também seguem na Metalsa que anunciou férias coletivas de três semanas em março. Em função disso, o início das negociações está previsto apenas para o fim do mês de abril.  Já na Fiat, as tratativas seguem o panorama dos anos anteriores: impasses e a demora em abrir o canal de comunicação com o sindicato. A agenda de negociação com a empresa só foi aberta depois que membros do Sindimovec passaram uma semana inteira mobilizados e protestando em frente à fábrica. Só então, houve a primeira rodada de negociações na segunda-feira, dia 30. O encontro terminou sem avanços. A luta continua.