Começa Campanha Salarial do Sindimovec

Atenção trabalhadores da Caterpillar, Fiat e Metalsa. O primeiro passo da luta coletiva de 2017 acontece dia 26 de janeiro (quinta-feira). Trata-se da entrega dos formulários das pautas de reivindicações aos trabalhadores nas portas das fábricas

Tudo pronto para a Campanha Salarial 2017 do Sindimovec. Nos próximos dias a direção da entidade percorrerá os locais de trabalho para entregar o material de Campanha. “O procedimento utilizado é o mesmo dos anos anteriores, em que o trabalhador recebe um formulário e faz a sua reivindicação de forma individual”, explica Adriano Carlesso, diretor presidente da entidade.

Após agrupar as reivindicações individuais, a organização da Campanha forma, em parceria com o DIEESE, o Rol de Reivindicações. Este documento oficial será apresentado a todos os trabalhadores em assembleia. Após votação e aprovação por parte dos participantes, o documento é protocolado e a partir daí se inicia as negociações entre trabalhadores e empresas.

“A participação de todos é muito importante para que as exigências mais particulares de cada trabalhador, e de cada setor da empresa, possam ser relatadas e reivindicadas nas negociações”, aponta Carlesso. Para a direção da entidade, a informação que parte do trabalhador é a base Campanha Salarial e da Negociação Coletiva.

Formulário

O formulário é composto de 18 perguntas, em que o trabalhador assinala a sua resposta com um “X” ou com um valor que entenda ser justo para aquela questão.

No verso do formulário, há um espaço para as reivindicações particulares, onde o trabalhador deverá escrever as demais reivindicações que, por ventura, não tenham sido abordadas nas perguntas anteriores.

O objetivo do Sindimovec é oferecer um espaço em que o trabalhador consiga acrescentar suas sugestões e críticas com total liberdade.

Orientações Finais e Cronograma

LEMBRE-SE DE DEPOSITAR SEU FORMULÁRIO PREENCHIDO NA URNA DISPONIBILIZADA NA EMPRESA!

O PRAZO VAI ATÉ SEGUNDA-FEIRA, DIA 30/01!

Confira a Programação dessa primeira etapa da Campanha Salarial 2017:

– DIA 26/01/2017: Entrega dos Formulários na CATERPILLAR, FIAT E METALSA.

– DIA 30/01/2017: COLETA DAS URNAS NAS EMPRESAS

Prováveis datas de Assembleias de apresentação do Rol de Reivindicações

– 21/02/2017 e 22/02/2017

*FIQUE ATENTO: as informações sobre o andamento das negociações serão divulgadas pelo Sindicato através do SITEFACE e material impresso (panfletos e boletins). Caso houver QUALQUER ALTERAÇÃO NESTA PROGRAMAÇÃO, a comunicação será através dos referidas plataformas oficiais da entidade.

Por Regis Luís Cardoso, com informações da direção do Sindimovec (*arte: Laerte).