Conselho Municipal da Saúde de Campo Largo elege comissão

Presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, durante reunião do Conselho

Órgão deliberativo realizou reunião extraordinária em sua sede, no centro da cidade, nesta terça-feira (04). Uma das deliberações foi eleger comissão de conselheiros que organizará a Conferência Municipal de Saúde, também foi definido o calendário para a realização desse evento

Durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campo Largo, nesta tarde (04), ficou agendada para o dia 4 de agosto a pré-conferência e para o dia 12 de agosto a Conferência Municipal da Saúde. Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, foi eleito para compor a comissão que irá elaborar as regras para a realização da Conferência como representante dos usuários da saúde do município.

Os outros nomes são: Vanderlei Melink, que também representa os usuários; Franciele Couto, que representa os trabalhadores; e Cristiane Chemin, que representa a administração pública da cidade. Os conselheiros eleitos formam o quadro paritário dentro da estrutura do órgão, também representam três segmentos da sociedade (usuários, trabalhadores e administração pública/gestores).

De acordo com Adriano Carlesso, o maior desafio é garantir a redação de um decreto com regras que respeitem o processo democrático, o presidente do Sindimovec acrescenta ainda que “essas normas precisam garantir a eleição de representantes que realmente estão preocupados com seus representados, empenhados na criação de ideias relativas à saúde da cidade e comprometidos com a fiscalização dos serviços prestados”.

Vale lembrar que o Conselho Municipal da Saúde tem função de fiscalizar todas as contas relativas ao segmento no município. A entidade também permite aos seus conselheiros agir como fiscais do serviço público.

Por Regis Luís Cardoso (Texto e foto).