Curso promovido pelo Dieese agrada dirigentes sindicais

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizou curso de extensão “Comunicação e Expressão para Dirigentes Sindicais”. Foram três dias de trabalho (27,28 e 29), em Curitiba, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Paraná – Senge

Todos os caminhos para o fortalecimento e resistência dos sindicatos de defesa dos trabalhadores, após as mudanças na legislação trabalhista, levam para uma maior presença desses na base, ou “no chão de fábrica”, como dizem. E uma coisa é certa: para passar informações sobre a agenda do movimento sindical é preciso preparo.

Pensando nisso, os membros do Sindimovec, César Sprada, Sidnei Iarek, José Assis Oliveira, Alex Ripka e Rosi Cunico, estiveram em Curitiba participando do curso “Comunicação e Expressão para Dirigentes Sindicais” com a psicóloga Sueli Vitorino de Jesus Barbosa, profissional com experiência em formação sindical e comunicação popular.

Saiba o que os dirigentes do Sindimovec acharam do curso de formação:

O curso me ajudou a desenvolver ainda mais a forma oral de comunicação, principalmente para argumentar sobre as questões sindicais. Outro destaque foi que tivemos vários colegas de diferentes entidades que compartilharam experiências, o que foi importante” – Rosi Cunico.

“As atividades foram importantes para aprender como passar a informação sindical de forma mais clara e objetiva. Assim como melhorar nossa comunicação e analisar nossa fala com precisão, entendendo a pertinência dos assuntos e o ambiente em que nos encontramos”Sidnei Iarek.

“Gostei muito do curso. Foi o primeiro que participei. Ele vai me ajudar nas atividades como dirigente do sindicato, em como me portar diante do público e como abordar os funcionários da nossa base para passar informações sobre o meio sindical” César Sprada.

Para o Sindimovec, cursos de formação são fundamentais e estratégicos. Atualmente, com a comunicação popular e a mídia sindical sendo, cada vez mais, representantes da resistência na luta pela manutenção dos direitos dos trabalhadores, as atividades de base, que inclui expor ideias, discutir conceitos, formular argumentos e conduzir atividades sindicais em assembleias e negociações, são mais que necessárias; são urgentes.

Por Regis Luís Cardoso.