SINDIMOVEC APOIA REFORÇO DO ENSINO PROFISSIONAL COM CURSOS DO CEEP

CEEP

A Câmara Municipal de Campo Largo promoveu, no final do mês de agosto, Audiência Pública para definir os cursos que serão ofertados no CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) com a participação de diretores, professores, alunos de diversas escolas estaduais, além de membros da administração pública e representantes sindicais que contribuíram para a escolha dos cursos. O Sindimovec, sempre preocupado com o desenvolvimento da cidade, foi representado pelo vice-presidente da entidade, Sérgio Domingos.

As opções de cursos foram divididas em quatro eixos: Saúde e Estética; Gestão de Negócios; Controle e Processos Industriais e Processo Industrial. Antes de definí-los, o debate entre os presentes serviu para a exposição de ideias e impressões sobre cada sugestão de curso ofertado, considerando a princípio a carência de mão-de-obra no município. Na sequência, uma votação efetivou a escolha do curso destinado para cada eixo. Em Saúde e Estética, a oferta é o curso Técnico em Enfermagem; no eixo Gestão de Negócios – Técnico em Recursos Humanos; Controle e Processos Industriais – Técnico em Mecatrônica e por fim, no eixo Processo Industrial – o curso Técnico em Química e Técnico em Móveis.

O vice-presidente Sérgio Domingos, destacou a importância dos cursos escolhidos nas áreas que abrangem a indústria. “Nós, do Sindimovec que representamos trabalhadores da área metalúrgica em Campo Largo (Fiat, Caterpillar e Metalsa) e temos dirigentes sindicais de nossa entidade que são profissionais de alto gabarito por terem formação em diversos cursos técnicos. Entendemos a importância da oferta desses cursos no nosso município. Acreditamos que todas as pessoas que se profissionalizarem terão ainda mais chance no mercado de trabalho, principalmente em um momento onde a concorrência torna-se acirrada devido à atual crise. Quem faz um curso assim está investindo em conhecimento e isso valoriza ainda mais o profissional”.

O CEEP

O CEEP  (Centro Estadual de Educação Profissional) ainda está em construção nas proximidades da UPA, na Vila Bancária. A previsão, segundo informe da Secretaria de Educação de Campo Largo, é que o prédio seja entregue nos próximos meses. O CEEP será o maior colégio de ensino profissionalizante na cidade e irá oferecer cursos técnicos integrais no ensino médio. O investimento é de R$ 9 milhões – resultantes da parceria entre governo federal e estadual, responsável pela gestão e administração do colégio. A Prefeitura cedeu o terreno e ofereceu o suporte técnico para a construção. A estrutura contará com 12 salas de aula, ginásio de esportes e 8 laboratórios, 15 ambientes de serviço, 9 salas pedagógicas, além de cozinha e teatro, tudo com acessibilidade para deficientes físicos. Sua capacidade será de aproximadamente 1.600 alunos.

“Campo Largo só tem a ganhar com a chegada desse colégio. Hoje temos o IFPR (Instituto Federal do Paraná) que já forma vários profissionais, e em breve contaremos com mais esse colégio técnico, para acrescer ainda mais na formação dos profissionais do futuro”, destaca Sérgio Domingos.