SINDIMOVEC PARTICIPA DO “III CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO SINDICAL DA OAB” EM MG

O Sindimovec participou, nos dias 10 e 11 de setembro de 2015, do III Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB, evento considerado um dos maiores eventos sindicais do país, realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), recebendo mais de 2 mil convidados, dentre Ministros, Advogados e Representantes Sindicais.  O vice-presidente do Sindimovec, Sérgio Domingos e o suplente de Diretor Secretário, Marcelo Silveira compareceram no encontro, representando os trabalhadores metalúrgicos de Campo Largo.

Também marcaram presença, os assessores jurídicos do Sindimovec, Dr. Sandro Lunard Nicoladeli e Dr. André Passos, palestrante do evento com o tema “Garantias e Estabilidade de Dirigentes Sindicais”. A problemática atual vivenciada pelo Sindimovec com as práticas antissindicais da Fiat foram relatadas por Passos, já que no decorrer dos atos abusivos da empresa, um dirigente sindical foi demitido, o que configura-se o desrespeito à estabilidade sindical.

Outros temas de relevância do mundo sindical também foram pontuados como o “Direito de Greve e Atos e Condutas Antissindicais”, assuntos que despertaram a atenção dos participantes e dos assessores jurídicos do Sindimovec, uma vez que a realidade local enfrentada pelo sindicato é de batalha árdua contra o desrespeito à organização sindical. “É uma oportunidade única participar de um evento como esse. Pessoas do mais alto gabarito como ministros, advogados e juízes, nos presenteiam com seu conhecimento sobre o mundo do trabalho, suas perspectivas e seus anseios. Dessa forma, nós sindicalistas, bem como estudantes de direito, conseguimos enxergar muito além dos livros, das teorias e das salas de aula”, destaca Marcelo Silveira que, além de dirigente sindical, é estudante do curso de Direito.

Os dirigentes e assessores do Sindimovec aproveitaram a passagem pelo evento para expor, às autoridades e juristas, a difícil relação sindical com a Fiat. Todos, demonstraram grande preocupação com o cenário e se propuseram a colaborar com o estudo de medidas que possam conter essas práticas que visam, dia após dia, afastar o trabalhador do conhecimento e acesso aos seus direitos. “A entidade sindical precisa ser respeitada. As empresas que praticam atos antissindicais, não só em Campo Largo, mas também pelo resto do Brasil e do Mundo, devem entender de uma vez por todas que os trabalhadores, que são o que há de mais valioso dentro de uma fábrica, devem ter seus direitos à livre sindicalização respeitados, já que esses mesmos direitos estão garantidos nas Convenções 87 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assim como no Artigo 8º da Constituição Federal (CF)”, destaca Sérgio Domingos.