SEM DIÁLOGO COM A FIAT, SINDIMOVEC LANÇA NEGOCIÔMETRO

Diálogo, diálogo e mais diálogo. Por mais de dois meses esse foi o pedido incessante do Sindimovec (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo) à Fiat, em prol da abertura das negociações da Campanha Salarial de 2015. Sem nenhuma resposta, e enfrentando todo tipo de cerceamento e práticas antissindicais, o Sindimovec resolveu sensibilizar os responsáveis com irreverência: lançou o NEGOCIÔMETRO, uma campanha diferente com o intuito de marcar no calendário cada dia que se passa sem negociação.

Para registrar a iniciativa, membros do Sindimovec estiveram nesta terça-feira em frente à Fiat Motores para entregar aos trabalhadores panfletos que explicam a resistência da empresa em dar voz aos trabalhadores por meio do Sindicato. Foi a maneira, ainda que irônica, encontrada para “comemorar” os mais de dois meses sem negociação com a empresa.

Como é sabido pelos trabalhadores, as negociações deste ano com a multinacional estão emperradas desde o dia 06 de março, data em que o Sindimovec entregou o Rol de Reivindicações aos representantes da empresa.

No final de abril, o sindicato já havia sido vítima de uma atitude sorrateira e desrespeitosa, quando a empresa, ignorando completamente o papel intermediador da entidade, decidiu apresentar, por conta própria aos trabalhadores, a mesma proposta que havia sido recusada pelo sindicato na mesa de negociação, por ser menor do que a praticada no ano passado. Na ocasião, os diretores sindicais atuantes na fábrica foram, inclusive, impedidos de participar da reunião de apresentação e votação que reuniu os funcionários.

Também é de conhecimento dos trabalhadores que a empresa responde uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Trabalho sob número: ACP 01227/2013-084-09-00-0 – em razão da demissão coletiva de filiados do sindicato em 2012, o que causou a perda de vários outros filiados que temiam ter o mesmo destino.

Nesta terça-feira (12), a empresa foi além dos limites. Com o intuito de coagir o trabalhador a não ter qualquer contato com integrantes do sindicato, “cães” foram colocados a postos para agir, se necessário, contra os sindicalistas. Além disso, contratou profissionais para filmar e fotografar cada trabalhador e, assim, registrar aqueles que tiveram contato com membros do sindicato. A intenção é repetir a dose de 2012, ou seja, promover demissões. A empresa adota a mesma política do medo e do terrorismo que utiliza na unidade de Minas Gerais, onde fica a matriz da montadora, o que pode ser conferido nas imagens.

Já nesta quarta-feira (13), o Sindimovec inaugurou oficialmente o Negociômetro em frente à sede da empresa, com direito até a “Parabéns a você” para registrar os 67 dias sem negociação.

[niceyoutubelite id=”8HonhSAGNeM”]