Greve: Assim como os caminhoneiros, queremos um país melhor!

*Crédito: Jean Brehmer

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo vem acompanhando a greve dos caminhoneiros de perto. A paralisação atinge diretamente os trabalhadores da Caterpillar, Fiat e Metalsa, multinacionais que formam a base da entidade (veja matéria aqui). A verdade é que, assim como os caminhoneiros, os trabalhadores metalúrgicos também têm dificuldades devido às políticas do governo Temer.

Essa é a consequência da retomada da política neoliberal selvagem e arcaica, nos moldes dos anos 90, que enfraquece o poder de compra da classe trabalhadora, retira direitos (trabalhistas e previdenciários) e submete os preços dos combustíveis ao mercado internacional.

A realidade é que os caminhoneiros têm dificuldade de se manter na estrada (leia aqui entrevista que o Sindimovec fez com os grevistas no Posto Quinta, em Campo Largo).

Sabendo disso, o Sindicato, ao lado das centrais sindicais, neste momento de impasse nas negociações entre governo federal e categoria, se solidariza com os caminhoneiros. Acredita que a greve é um princípio democrático, uma prática que historicamente é defendida pelo movimento sindical.

Qualquer menção a intervenção militar, como vem acontecendo dentro desse movimento plural, deve ser veementemente rechaçada por todos que querem um país melhor. Tanto é que a própria Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM) já se pronunciou contrária ao oportunismo de pequenos grupos reacionários.

“Então pessoal, não podemos clamar por uma Intervenção Militar, esse pedido está equivocado e não será o remédio apropriado para a nossa situação” – ABCAM (leia nota completa aqui).

*Crédito: Sidnei Iarek

E pensando num Brasil melhor, para todos os trabalhadores, os diretores do Sindimovec caminharam ao lado dos campolarguenses e de caminhoneiros de todo Brasil, no último domingo (27), nas intermediações do Posto Quinta, na BR277. A entidade de defesa dos metalúrgicos não irá deixar de dialogar com a classe trabalhadora nesse momento.

Os grevistas têm o apoio do povo e do Sindimovec, que sempre esteve na linha de frente na luta pelos direitos da classe trabalhadora. Assim como não iremos nos calar  caso o assédio patronal, através da prática do locaute, venha a ser comprovado nesse momento histórico.

Queremos um país melhor para todos! Somos solidários à luta dos caminhoneiros e esperamos que os mesmos se solidarizem com a luta dos metalúrgicos ou dos professores ou de qualquer outra categoria. Afinal, somos classe trabalhadora!

Por Direção Sindimovec.