Vem aí o Instituto Edésio Passos

O advogado trabalhista Dr. Sandro Lunard Nicoladeli esteve no Sindicato e convidou a direção da entidade para o lançamento do Instituto Edésio Passos. No evento, também será lançado o livro “Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional: (in) conclusões e estratégias possíveis” do assessor jurídico do Sindimovec

Para homenagear a trajetória de coerência e lutas que marcou a vida de Edésio Passos, advogado, escritor, poeta, militante político e ativista de grandes causas humanitárias, surge o Instituto Edésio Passos. Uma entidade voltada não somente à preservação da memória de Edésio e de seu legado junto à política, luta dos trabalhadores, resistência à ditadura, meio ambiente, advocacia trabalhista e jornalismo, mas também voltada à continuidade de sua atuação pela justiça e democracia e à criação de novos projetos em favor desses ideais.

O lançamento do Instituto será no dia 03 de abril no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Na quarta-feira (05/04), acontece o lançamento do livro “Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional: (in)conclusões e estratégias possíveis”, do advogado trabalhista Dr. Sandro Lunard Nicoladeli, que também é assessor jurídico do Sindimovec.

Para a direção do Sindicato é uma honra contar com profissionais de alto gabarito, como é o caso do Dr. Sandro. Em relação a criação do Instituto, “acreditamos que será de grande valor e irá colaborar com a história do Paraná. Será uma referência para todos que valorizam a luta coerente e permanente, como foi a trajetória do Edésio Passos”, completa Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec (*na foto Sandro e Adriano / 20 de março de 2017 – crédito: Sérgio Domingos).

Marcando o lançamento do Instituto, a primeira Semana Edésio Passos trará atividades ligadas à cidadania, liberdade, direito, ética e democracia, com grandes nomes nacionais.

Confira a programação completa:

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR:

Segunda 03/04, início às 9h

Palestra com Luiz Edson Fachin – Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Terça 04/04, início às 18h30

Sessão de autógrafos com Leonardo Boff – Teólogo, escritor e professor universitário;

Palestra com Leonardo Boff;

Palestra com Nelton Miguel Friedrich – Deputado constituinte de 1988 e idealizador do programa “Cultivando Água Boa”, da Itaipu.

*Dia 04 de abril: Em homenagem ao aniversário de Edésio Passos, lançamento do Instituto Edésio Passos.

Quarta 05/04, início às 18h30

Lançamento do livro “Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional: (in)conclusões e estratégias possíveis”, do advogado trabalhista e professor de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical da UFPR, Dr. Sandro Lunard Nicoladeli;

Sessão de autógrafos com Dr. Sandro Lunard Nicoladeli;

Palestra com José Carlos Arouca – Consultor de entidades sindicais, Desembargador aposentado do TRT e autor de diversas obras sobre direito sindical;

Palestra com Raimundo Simão de Melo – Consultor Jurídico e advogado, Procurador Regional do Trabalho aposentado e autor de diversos livros jurídicos.

Quinta 06/04, início às 18h30

Palestra com Prudente José Melo – Advogado trabalhista e ex-conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça;

Palestra com Aldo Arantes – Ex-Presidente da UNE, Deputado Federal por quatro mandatos, coordenador da Ação Popular (1965) e autor, entre outros, do livro “Alma em Fogo – Memórias de um militante político”;

Palestra com José dos Santos Abreu – Historiador e autor do livro “Operação Pequeno Príncipe”.

Sexta 07/04

Palestra com Delaíde Alves Miranda Arantes – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho;

Palestra com Bruno Reis – Presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB e Conselheiro Federal da OAB Nacional.

Mais informações: Defesa de Trabalhadores.

Por Regis Luís Cardoso (com informações: Thea Tavares).