Temer forma seu “time” na Câmara para tentar aprovar PEC 287

Tudo indica que o atual governo faz uma verdadeira “corrida maluca” contra o tempo. O objetivo: aprovar a “reforma” da previdência

O objetivo, aparentemente, é não dar tempo para que a população conheça os efeitos negativos da PEC 287. A eleição do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados(quinta-feira/2) dá dimensão da força que o governo tem hoje na Câmara dos Deputados. Com 293 votos, o candidato do Planalto foi eleito em primeiro turno, deixando em segundo lugar o petebista Jovair Arantes (GO), parlamentar que também faz parte da base aliada, com 105 votos.

Logo após a vitória, Maia anunciou que vai instalar já na próxima semana a comissão especial que vai analisar a PEC 287. “Comandei a votação das matérias econômicas do governo. Isso sinalizou de forma clara para os parlamentares da base e para a sociedade que a minha continuação na presidência da Câmara dava tranquilidade para essa agenda [de reformas], e isso vai acontecer”, disse.

Para a relatoria da comissão, foi confirmado o nome do deputado Arthur Maia (PPS-BA), já acertado para a função desde dezembro. Como lembra matéria da Rede Brasil Atual. O parlamentar é o mesmo que relatou o PL 4.330, sobre terceirização, que hoje tramita no Senado como o PLC 30.

Enquanto o jogo se desenrola no parlamento, as mobilizações de entidades e movimentos contra a “reforma” se avolumam, inclusive com trabalho corpo a corpo junto a parlamentares. A corrida para o governo segue sendo contra o relógio, que joga a favor da oposição. Quanto mais a população se torna ciente dos efeitos da PEC 287, mais descontentamento ela provoca. E mais difícil fica provar sua inevitabilidade. Leia matéria completa aqui.

Por Glauco Faria (edição: Sindimovec/Regis Luís Cardoso). Fonte: Previdência Brasil.