ALERTA! CONFISCO DA POUPANÇA É BOATO!!

face-boataria-poupanca

Pelas redes sociais, muita gente está se perguntando sobre o boato que começou a circular semana passada e continuou durante o feriado de Carnaval, de que o governo federal prepara novo confisco da caderneta de poupança e das aplicações financeiras. Calma aí, gente, não há nenhum fundo de verdade nisso. O próprio governo mandou os ministros desmentirem a boataria.

Ainda na semana passada, o Ministério da Fazenda emitiu nota esclarecendo. “Não procedem as informações que estariam circulando pela mídia social de que haveria risco de confisco da poupança ou de outras aplicações financeiras”, diz a nota.

Segundo o comunicado da Fazenda, tais informações “são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a investigação de mensagens sobre o suposto confisco da poupança.

Muita gente ainda tem triste memória do Plano Collor, que, em 1990, com a ministra Zélia Cardoso de Mello à frente da pasta da Fazenda, promoveu o congelamento da poupança e dos investimentos do povo. Porém, as condições econômicas de agora em nada tem a ver com o cenário daquela época, muito mais grave. O começo do segundo mandato de Dilma Rousseff não é um mar de rosas na economia, mas a situação não é tão ruim a ponto de ser comparada à da gravíssima Era Collor, que terminou no confisco do dinheiro. A situação requer atenção e uma reflexão: será que esses boatos servem a interesses que alimentam campanhas como as que pregam o impeachment da presidenta da República? Fica a pergunta.

(Assessoria Sindimovec com Agências)