HOMENAGEM SINGELA DO SINDIMOVEC NO MÊS DEDICADO A ELAS

dia-da-mulher-reduzida

Uma homenagem singela, porém, cheia de significado.  Assim como nos anos anteriores, a diretoria do Sindimovec preparou uma pequena lembrança para todas as mulheres que, de alguma forma, estão ligadas à entidade. Elas foram surpreendidas com bombons, na saída dos turnos das três empresas: Caterpillar, Fiat e Metalsa.

As homenagens também foram prestadas nas redes sociais. “É um pequeno gesto para lembrar o quanto as mulheres fazem a diferença em nosso meio. Como todos os anos, a gente nunca deixa a data passar em branco e não ia ser diferente esse ano”, disse o presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso.

Muitos foram os desafios vencidos pela mulher contemporânea, mas a luta de direitos nunca termina. “A mulher pode e deve sim, ocupar cada vez mais posições no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e também, nas lutas sindicais”, afirma.

As comemorações do dia 8 de março muito tem a ver com história e com a relação mulher x trabalho. Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte- americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias de trabalho), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência e houve inclusive, muitas mortes de tecelãs. O fato mostra quando a luta começou e que, apesar das conquistas, ainda há muito a avançar.