Avisamos: Após 4 anos da reforma trabalhista o saldo é negativo

Em 2017, país tinha 12,3 milhões de desempregados, hoje tem 14,1 milhões

A reforma trabalhista entrou em vigor em novembro de 2017. Quatro anos depois o avanço prometido não passou de promessa. Naquele ano o Brasil tinha 12,3 milhões de desempregados, representando 11,8% da população ativa, hoje tem 14,1 milhões de desocupados, ou seja, 13,7% da população, segundo dados de julho de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pandemia e o cenário global influenciaram, além disso, a promessa de reduzir a informalidade não se concretizou. O IBGE apontou que a taxa permaneceu praticamente inalterada, de 40,5% em 2017 para 40,8% em 2021.

A narrativa de “simplificar” a legislação trabalhista ao mudar regras nas férias, jornada de trabalho e contribuição sindical, segundo o próprio ex-presidente Michel Temer, que endossou essas mudanças, foi superestimada.

Via Nova Central Sindical (mais informações AQUI).