Ônibus Lilás orienta mulheres em casos de violência doméstica

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de parceria com Programas de Assistência do Governo do Estado de Paraná, traz ao município o Ônibus Lilás, que estará na Praça Getúlio Vargas (do Museu) nos dias 17, 18 e 19

Com o objetivo de orientar e encaminhar mulheres vítimas de agressão doméstica, a Unidade Móvel de Atendimento à Violência contra as Mulheres, conhecida como “Ônibus Lilás”, percorre municípios do Paraná fornecendo orientações, fazendo os encaminhamentos necessários e atendimentos psicossocial, de saúde e jurídico, às mulheres agredidas fisicamente e psicologicamente.

As equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social estarão prestando atendimentos a partir das 13h, nestes três dias citados, gratuitamente. Estarão presentes equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Secretaria Municipal de Saúde, a 5ª Promotoria do Ministério Público – Dr. Guilherme Perini, a Guarda Municipal, a Delegacia – pela pessoa da Mara, e a OAB (Comissão da Mulher).

Proteção às Mulheres

No mês que a Lei Maria da Penha completou 12 anos (agosto), o Ônibus Lilás vem percorrendo as dez regionais da cidade de Curitiba, levando orientação e informação sobre violência – seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral – acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços.

Dados levantados pelos Ministérios Públicos estaduais apontam que, entre março de 2016 e março de 2017, oito mulheres morreram por dia, em todo o país, em decorrência da violência, os chamados feminicídios. Em 2017, o Paraná registrou, por dia, 90 casos de violência contra a mulher, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.

Além disso, o número de inquéritos policiais envolvendo o feminicídio vem aumentando desde 2015, de acordo com dados divulgados pelo Ministério Público do Paraná.

No primeiro levantamento, foram 127 processos instaurados e 118 denunciados pelo MPPR. Em 2016, foram 171 instaurados e 147 denunciados. No ano passado, foram 175 inquéritos policiais concluídos pela Polícia Civil, que foram encaminhados ao MPPR, e 149 foram denunciados. Já nos primeiros seis meses de 2018, foram 82 inquéritos e 60 casos denunciados.

Maiores informações: Praça Getúlio Vargas, das 13h às 17h, dias 17, 18 e 19 de setembro.

Leia entrevista que o Sindimovec fez com Zeila Plath, advogada, atual presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Secretária de Desenvolvimento Social de Campo Largo

Via Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Campo Largo.