QUATRO NOVAS CRECHES AINDA SÃO SONHOS DISTANTES EM CAMPO LARGO

Apresentacao de danca no Cmei Maria da Luz Rossa

Dificilmente a administração municipal conseguirá cumprir a promessa de construção de quatro novas creches durante o mandato que se encerra dentro de 10 meses. Os novos Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) foram anunciados no início do mandato, em 2013, mas nenhum deles ainda saiu do papel.

Sessão adiada

Um dos aspectos dessa incapacidade administrativa refletiu-se na sessão do dia 4 de fevereiro, quando a Câmara Municipal não conseguiu realizar a sessão extraordinária para votar a adequação de recursos na ordem de R$ 3,2 milhões para a construção de quatro Cmeis. As obras beneficiariam as comunidades dos bairros Rivabem, Ouro Verde, Meliane e Botiatuva. Alguns vereadores nem chegaram a ser convocados, e o assunto só voltará a debate após o final do recesso parlamentar na próxima semana. Houve reclamações de que o processo licitatório poderá atrasar no mínimo 10 dias – mas o que são esses poucos dias diante do atraso de aproximadamente quatro anos?

Nenhum Cmei

Nenhum Cmei foi construído no atual mandato. A administração apenas inaugurou o Cmei Maria da Luz Rossa, no distrito de Bateias, em 16 de agosto de 2013, que ficara com as obras praticamente terminadas na saída do ex-prefeito Edson Basso em 2012. Durante a inauguração, autoridades anunciaram a construção de quatro novas creches para a aquele mesmo ano.

Emenda na LDO

A construção de um novo Cmei foi a única Emenda aprovada na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2016, através de proposta da Vereadora Cléa de Oliveira (PSB) em 21 de setembro de 2015. A LDO é sempre votada antes do orçamento do município. Ela “Dispõe sobre ações prioritárias da Administração Pública Municipal, metas e riscos fiscais, diretrizes gerais para elaboração da proposta orçamentária, normas de execução financeira a serem executadas pelo município de Campo Largo para o exercício de 2016”.

Faltam vagas

A Secretaria Municipal de Educação tem mais de 800 crianças na lista de espera por uma vaga de creche, que só poderão ser atendidas com a construção de  no mínimo quatro novas creches.

Ação Judicial

Tramita no Judiciário uma Ação Cível Pública sob o nº de Autos 0010296-3120138160026, que destaca que é insuficiente a oferta de vagas em creches para crianças, no município de Campo Largo. A ação, ordena para que o município faça a previsão de recursos para a criação e implantação de novas creches, bem como a ampliação de vagas nas já existentes. Estes quesitos precisam ser atendidos e respeitados no período de 2014 à 2017.

O presidente do Sindimovec, Adriano Carlesso, disse que, por várias vezes este assunto foi debatido no Conselho Municipal do Trabalho, onde atua como conselheiro, sendo um assunto de interesse tanto da bancada dos trabalhadores, como da bancada patronal. Mas destaca que as promessas da atual administração só ficaram na conversa.