31 de março será preparativo para a mobilização nacional do dia 28 de abril

“A única coisa que reverte a tragédia que está em curso no Brasil é promover uma grande greve geral”, afirma secretário geral da CUT, Sérgio Nobre

Nenhum direito a menos. Todas as centrais sindicais anunciaram um conjunto de ações para o próximo dia 31 de março. O “Dia Nacional de Mobilização” servirá para organizar a classe trabalhadora para a greve geral, que ocorrerá dia 28 de abril. “Estaremos na rua contra a reforma da Previdência, a Reforma Trabalhistas e contra esse absurdo da aprovação da terceirização. Por tudo isso, todo a classe trabalhadora tem motivo para ir às ruas no dia 31 de março. Na semana que vem, as centrais irão se reunir e anunciar uma data, ainda em abril, para a greve geral. O dia 31 de março vai ser uma etapa dessa construção”, afirma Sérgio Nobre, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

As mobilizações do dia 31, assim como ocorreu nos dias 8 e 15 de março, Dia Internacional das Mulheres e Dia Nacional de Paralisação, respectivamente, deverá tomar as ruas de todo o país. Paralisações de categorias, manifestações, trancamento de avenidas e rodovias são algumas das ações previstas. O objetivo das entidades de defesa dos trabalhadores é fazer do dia 31 de março uma data de conscientização.

Tanto a CUT quanto as demais centrais sindicais se reuniram no dia 27 de março, em São Paulo, e decidiram convocar unitariamente um processo de mobilização nacional de preparação da greve geral contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, a Terceirização e por nenhum direito a menos. Na próxima sexta-feira (31) acontece o primeiro “esquenta” do calendário de lutas, que prossegue durante todo o mês de abril.

Durante esse período, os sindicatos realizarão assembleias, reuniões, plenárias e manifestações nas empresas, portas de fábricas e locais de trabalho rumo à construção nacional da Greve Geral. Leia matéria da CNM aqui.

Edição: Regis Luís Cardoso – com informações via CUT/CNM – Luiz Carvalho e Sérgio Alli.