GREVE DOS PETROLEIROS ATINGE PLATAFORMAS E REFINARIAS; PETROBRÁS TENTA REDUZIR PREJUÍZOS

983577-cubatão-7330

A greve dos petroleiros se estende e começa a provocar impactos na economia: para além das plataformas, agora ela atinge também algumas refinarias. De acordo com relatório da FUP unidades de coque da Reduc (Duque de Caxias – RJ) e Replan (Campinas – SP), duas das maiores refinarias do país, estão sendo afetadas pelo movimento grevista.

O Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias, estima em R$ 1 milhão o prejuízo diário da Petrobras com a greve na refinaria.

A Federação Única dos Petroleiros estima que só este ano, 15 mil trabalhadores foram demitidos, outros milhares de petroleiros terceirizados contratados pela Petrobras perderam seus empregos e mais de 30 mil postos de trabalho estão ameaçados no setor petroquímico.

A Petrobras informou que, apesar da queda na produção, tem conseguido reduzir os impactos da greve dos petroleiros. Nessa quinta, 5, a estatal estimou perda de 127 mil barris de petróleo para o fechamento. A perda de quarta, de 134 mil barris de petróleo, significou uma recuperação de 25% na comparação à queda do dia anterior. (Fonte: Brasil 2 Pontos)