Metalsa: trabalhadores aceitam proposta patronal

Os dirigentes do Sindimovec e parte dos trabalhadores da empresa consideravam a proposta inaceitável, mas a maioria optou por aceitar um índice abaixo da inflação!

Os trabalhadores da empresa haviam sinalizado, no rol de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017, aumento real. Na prática, aceitaram um reajuste abaixo da inflação apresentado pela Metalsa. Resultado que frustrou a entidade de defesa dos metalúrgicos de Campo Largo. “O Sindicato faz a intermediação e apresenta a melhor direção para o trabalhador, mas hoje (03/04), o que se viu foi um golpe contra nós mesmos”, explicou Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec.

O trabalhador da Metalsa aceitou a proposta da empresa, de 3,1% de reajuste salarial. Pasmem! O número corresponde a 65% da inflação, que é de 4,69% – índice do período até 1º de março de 2017, data-base da categoria. A votação contou com 98 participantes, com 53 funcionários aceitando o índice apresentado pela Metalsa e 45 dizendo não.

A empresa oferece ainda um Programa de Participação no Resultado (PPR) atrelado ao volume no valor de R$ 9.073,00, com adiantamento de R$ 3.100,00. Também vale alimentação no valor de R$ 367,00, reajustado com o índice da inflação de 2017 de 4,69%.

Por Regis Luís Cardoso (Foto: José Assis).