Negociação coletiva: Trabalhadores da Metalsa aprovam proposta

Na última semana, quinta-feira (24), em Assembleia Geral na unidade fabril em Campo Largo, os metalúrgicos deram parecer positivo para nova redação da negociação coletiva de 2021. Foram 139 votos favoráveis e 36 contrários

Na quinta-feira (24), os metalúrgicos da Metalsa, em Campo Largo, se reuniram para analisar a nova redação da proposta enviada pela multinacional mexicana. Para o Sindimovec, entidade que representa a força de trabalho na empresa, houve importantes conquistas para os trabalhadores. “Mesmo num contexto difícil e com uma negociação marcada por constantes intransigências por parte do patronato, conseguimos avançar e atender nossa base”, explicou Adriano Carlesso, presidente do sindicato.

Nos últimos meses os trabalhadores vinham rejeitando as propostas da empresa e, após nova rodada de negociação, na última semana, a Metalsa atendeu alguns interesses da força de trabalho. Confira abaixo os principais pontos da proposta que teve 139 votos favoráveis e 36 contrários:

:: Manutenção de todos os benefícios oferecidos aos empregados, mesmo em momentos de dificuldades e incertezas, como:

– Reajuste de 7,22% (reposição do INPC do período de março de 2020 a fevereiro de 2021 = 6,22% + um aumento de real de 1%) para todos os empregados com salario mensal​ até R$ 6.142,00 , vigentes em 01 de Agosto​ de 2021.

– Para salários mensais acima de R$ 6.142,00 haverá incremento salarial equivalente ao valor de R$ 443,45, efetivos em 01 de Agosto de 2021.

– Vale alimentação no valor de R$ 470,00, vigentes a partir de 01 de Agosto de 2021. (incremento de mais de 13 %)

– Discussão de Plano de cargos e salários em 2022;

– Manutenção do Banco de Horas no formato atual;

– Programa de participação nos resultados, no formato do no ano de 2020, com reajuste de 7,22% nos valores de premiação e manutenção das faixa de volume; isso implica numa expectativa de volume (sem considerar incertezas e variações do mercado) de 28.600 veículos e com isso, premiação total de R$ 8.600,00, com antecipação de R$ 5.500,00 (com pagamento em 4 dias uteis após assinaturas dos acordos coletivos).

O Sindimovec reforça aos trabalhadores que a luta coletiva traz resultados. Prova disso é que, mesmo em plena crise econômica e diante de uma pandemia, os metalúrgicos da Metalsa conseguiram a melhor negociação deste ano em termos de percentuais.

Seguimos fortes e juntos na luta.