Artigo: Presenteie uma criança com algo que dure a vida toda

Roupas deixam de servir, brinquedos estragam, quebram, deixam de ser interessantes, passeios tornam-se lembranças, mas ensinar a uma criança inteligência emocional é um presente para vida toda.

Para ensinar inteligência emocional é preciso considerar alguns aspectos básicos, o primeiro deles é que só é possível ensinar aquilo que se sabe, o segundo é que só é possível dar aquilo que se tem.

Quando uma criança usa sua raiva de forma inadequada (batendo/agredindo outras crianças) apenas corrigi-la por este ato não a ensinará formas adequadas de expressão.

Embora a inteligência emocional (expressar raiva, limpar mágoas, não remoer problemas, ter autocontrole) seja necessária para a vida, não nos ensinam nada disso na escola (ou, normalmente, não ensinam).

Então vamos começar definindo algumas coisas:

O que é inteligência emocional?

 A inteligência emocional é composta por quatro habilidades: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.  As duas primeiras são competências pessoais, as demais são competências sociais e se referem a forma que o indivíduo se relaciona com os outros.

Quais as vantagens em desenvolver a inteligência emocional? 

➡ Maior tolerância à frustração (menos birra)

➡ Melhora o controle da raiva

➡ Mais sentimentos positivos sobre si mesmo

➡ Mais concentração e foco

➡ Mais responsável

➡ Mais atencioso, interessado

➡ Reduz ansiedade e retraimento

➡ Melhora sociabilidade

➡ Melhor comportamento

➡ Melhora aptidões para resolução de conflitos

Como desenvolver?

➡ Auxilie a criança identificar suas emoções (medo, raiva, nojo, amor, tristeza, alegria, solidão, decepção, frustração, vergonha…) Algumas crianças, por exemplo, quando entediadas acabam comendo mais ou fora de hora,  sem saber diferenciar fome, desejo de comer e tédio , elas tornam-se propensas a obesidade. Para isso, é importante ajudar a criança a nomear o que está sentindo. “Me parece que isso não é fome, mas que você está entediada por estar sem um colega para brincar”. Isso faz com que a criança ganhe consciência das suas emoções e saiba mais tarde identificá-las a medida que aparecem.

➡ Ajude a criança a controlar e a gerenciar suas emoções. Numa situação de raiva, por exemplo, é importante corrigir (caso a criança tenha sido agressiva) e ensinar o que deve ser feito. “Se eu não posso bater no meu amigo quando estou com raiva, o que eu faço quando me sinto assim?”. Pode pegar um giz de cera e riscar um papel com bastante força, rasgar folhas de revista, amassar papel, bater no travesseiro, bater na almofada. Estas são algumas formas adequadas de expressar a raiva, ela não foi reprimida, nem saiu de um jeito que machuque os demais.

A inteligência emocional precisa ser desenvolvida respeitando a idade da criança. Cada fase do ciclo vital pede aprendizagens diferentes.

 

Por Angélica Neris é psicóloga e atende em Campo Largo através. Mais informações clique aqui.

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