Recesso do Dia Internacional do Trabalhador

Sindimovec informa que em razão do feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, fará recesso. Atividades da entidade irão se encerrar nesta terça-feira (30/04), às 18h, e retornarão quinta-feira (02/05), às 8h30

1º de maio é uma data histórica. Momento de reconhecer os direitos conquistados pela classe trabalhadora com muita luta! Por isso, é comum entidades sindicais, federações e centrais; além dos movimentos sociais, promoverem atos políticos neste dia.

HISTÓRICO

::Dia do Trabalhador!

Em 1850, nos Estados Unidos, após vitórias nas greves de 1827, 1832 e 1840; surge a “Liga das Oito Horas”, que passa a comandar a campanha nacional de redução de jornada de quinze horas diárias para oito.

Já em 1884, a Federação dos Grêmios e Uniões Organizadas dos EUA e Canadá convoca uma greve geral para exigir a redução de jornada para todos assalariados.

Como maior parte das renovações dos contratos coletivos nos Estados Unidos eram em maio, a data escolhida para iniciar a greve foi  primeiro de maio de 1886.

A Greve superou as expectativas com mais de cinco mil fábricas paralisadas e cerca de 340 mil operários nas ruas. Até o final daquele ano cerca de um milhão de trabalhadores já estavam no regime de oito horas.

Porém, a truculência e a violência policial sempre foram utilizadas para oprimir as lutas por direitos dos trabalhadores e a polarização atingiu seu ápice em Chicago. Com quase todas as fábricas em greve, a explosão de uma bomba durante protesto matou um policial e foi estopim para iniciar grande conflito.

No dia quatro de maio, 38 operários foram mortos e 115 ficaram feridos. Estado de Sitio foi decretado em Chicago, impondo toque de recolher, exército nas ruas dos bairros operários, fechamento de sindicatos e mais de 300 lideres grevistas presos e torturados (desse acontecimento histórico surgiu o primeiro de maio – dia do trabalhador) .

“Os Oito Mártires de Chicago” (os sindicalistas Adolf Fischer, George Engel, Albert Parson, Louis Lingg, Samuel Fielden, Michael Schwab e Oscar Neebe e o jonalista August Spies) foram presos, sete condenados a morte e um à 15 anos de prisão. Após uma onda de protestos três tiveram suas penas reduzidas.

Em 11 de novembro de 1887 Spies, Fisher, Engel e Parson foram enforcados e enterrados em um cortejo com cerca de 25 mil operários; Lingg “suicidou-se” misteriosamente em sua cela um dia antes.

Em 1890, o Congresso dos EUA regulamentou a jornada de oito horas diárias. Em 1891, a Segunda Internacional, com a presença de 367 delegados de mais de 20 países declarou o primeiro de maio como o dia de luta de classe e de reivindicação das oito horas de trabalho.

O processo dos “Mártires de Chicago” foi reaberto em 1893 e todos foram considerados inocentes e vitimas de um erro judicial.  A primeira convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1919 estabeleceu a jornada de oito horas e 48 horas semanais.

No Brasil a primeira greve geral foi em 1917. Por conta da I Guerra Mundial passamos a exportar alimentos, o que gerou escassez de produtos e aumento dos preços. Os salários não acompanhavam a escalonada no custo de vida e em julho do respectivo ano começou a primeira Greve Geral da nossa história.

Mais informações AQUI.