Trabalhadores da Caterpillar de Campo Largo fazem história com a máquina ‘20 mil’

Jefferson Fonseca (CAT), Adriano Carlesso (Sindimovec), Sidnei Iarek (Sindimovec) e Maurício Rivabem (Vice-Prefeito de Campo Largo)

O Sindimovec parabeniza todas e todos os trabalhadores da Caterpillar Campo Largo por colocar a unidade paranaense entre as maiores fabricantes de equipamentos da linha amarela do Brasil

Data histórica! No dia 20 de dezembro de 2017 os trabalhadores da Caterpillar Brasil, no município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, produziram a máquina número 20 mil. A Retroescavadeira 420F2, muito usada na agricultura e construção, foi vendida para a Mineração Caraíba, da Bahia. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo, representado pelos dirigentes Adriano Carlesso e Sidnei Iarek, a convite da empresa, ao lado de representantes do governo do estado, do executivo municipal e da CAT Brasil, prestigiou o evento comemorativo.

“Trata-se de uma data histórica e relevante para todos os trabalhadores da CAT, unidade de Campo Largo. São 20 mil máquinas construídas com muito suor, através de uma mão de obra com muita competência e comprometimento”, enalteceu Adriano Carlesso, presidente do Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos. A fábrica de Campo Largo, inaugurada em 2011, permitiu à Caterpillar Brasil reorganizar sua produção no país; as outras unidades ficam em São Paulo e Minas Gerais.

A Caterpillar atua faz 63 anos no Brasil e seis em Campo Largo, cidade onde fabrica retroescavadeiras, carregadeiras de rodas e conta com 460 funcionários. Há outras unidades: em Minas Gerais, a CAT produz locomotivas diesel-elétricas da marca EMD, subsidiária da Progress Rail; em São Paulo, na cidade de Piracicaba, sua maior fábrica, produz 53 diferentes modelos de máquinas.

A unidade de Campo Largo conta com 50 mil metros quadrados, com linhas de montagem, áreas de logísticas, pintura, inspeção, revisão e áreas de embarque. De acordo com informações fornecidas pela CAT, foi investido mais de R$ 200 milhões nesta unidade, tendo, na Retroescavadeira 416E, o primeiro produto local. Atualmente também são produzidas as retroescavadeiras 416F2 e 420F2, além das carregadeiras de rodas 924K, 930K e 938K.

Por Regis Luís Cardoso (Fotos: Renato A. Sanchez).