13º salário pode injetar mais de R$ 85 milhões na economia de Campo Largo

De acordo com Dieese o mercado formal deve injetar R$ 8,363 bilhões nos principais municípios paranaenses em 2021

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou números sobre o impacto do 13º salário do mercado formal de trabalho nos principais municípios do Paraná. Segundo relatório, até dezembro de 2021 deverão ser injetados aproximadamente R$ 8,363 bilhões no estado.

Em Campo Largo o 13º pode injetar mais de R$ 85 milhões na economia. São mais de 32 mil trabalhadores com rendimento médio de R$ 2.656,33 na cidade. No Paraná são cerca de 2,536 milhões de beneficiados com média salarial de R$ 3.297,50.

Para a realização do estudo foram selecionados os quarenta maiores municípios do estado em termos populacionais, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Dieese leva em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Previdência.

O estudo considerou todos os assalariados com carteira assinada, empregados no mercado formal, nos setores público (celetistas ou estatutários) e privado, que trabalhavam em dezembro de 2019, acrescido do saldo do Caged de janeiro de 2020 a agosto de 2021, inclui declarações fora do prazo.

Fonte: Dieese (com edição: Sindimovec).