Fiat: trabalhadores aprovam proposta

Hoje (05) pela manhã aconteceu Assembleia Geral Extraordinária na fábrica de motores da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Campo Largo. O Sindimovec apresentou a proposta de Acordo Coletivo e os trabalhadores decidiram pela assinatura do ACT2017/2018

Após três meses e meio de negociação, os trabalhadores metalúrgicos da Fiat decidiram aceitar a proposta patronal. Foram 293 votos favoráveis ao reajuste salarial, para todos os empregados, de 4,69% (índice do INPC); retroativo a 01 de março (data-base). A votação, que foi de forma secreta, não foi unânime: 44 trabalhadores se posicionaram contrários e dois anularam.

Além do reajuste de acordo com o índice da inflação, também foi aprovado o salário de ingresso no valor de R$ 1.443,08 por mês (correspondente à jornada de trabalho de 220 horas mensais); vale alimentação de R$ 274,44.

O Acordo aprovado nesta manhã em assembleia garante também um PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) de R$ 4.711,05, com antecipação de R$ 3.711,05 no dia 12 de junho.

Histórico da Negociação

Foi mais um ano difícil de negociação entre Sindimovec e FCA. Não é novidade que o diálogo não é o forte da Fiat, mas, em 2017, essa intransigência chegou ao limite. Houve, por exemplo, situações em que representantes da empresa, após ter firmado compromisso com o Sindicato, o retiraram da mesa.

Vale lembrar que os representantes dos trabalhadores já tiveram que entrar na Justiça do Trabalho para ter acesso a sua base. Depois de muita luta, o Sindicato conseguiu ter o direito de fazer política sindical dentro da fábrica.

Por Regis Luís Cardoso (texto e foto).