Artigo: O que é aromaterapia?

Aromaterapia é a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plantas, raízes, flores, sementes, ervas, madeiras e resinas. A aromaterapia é praticada com o objetivo de promover saúde e bem estar na totalidade do individuo, isto é, do conjunto formador por corpo, mente e espírito. Na Aromaterapia, a importância da saúde da mente é idêntica à saúde do corpo, é uma ciência milenar já usada pelos Egípcios, Persas e Indianos.

Como psicanalista junto todo o conhecimento que tenho sobre o ser humano e toda a ciência dos óleos da Aromaterapia, para promover o bem estar emocional, espiritual e mental, visando uma saúde integral. Para isso, temos que entender que cada ser humano tem sua subjetividade e que cada um de nós tem a sua forma de sentir dor, prazer, de administrar o seu trabalho e realizar-se em seus relacionamentos. A sociedade contemporânea valoriza cuidados médicos adequados para uma saúde física, esquecendo as outras instâncias, espiritual e emocional, para a saúde integral.

Dimensão Física

Avaliando na dimensão física temos, por exemplo, na lavanda um acelerador celular usado em queimaduras agindo na reconstituição de queimados.  Nossas avós já usavam a arnica para hematomas e contusões, a hortelã para enxaquecas, o eucalipto para bronquites, sinusites, gripes e resfriados, o alecrim para tratamento de eczemas e acnes e outros tantos.

Todos esses agindo diretamente em nosso corpo físico, nos trazendo alívio da dor, recomposição celular e agindo como bactericidas e viricidas, fungicidas e antiinflamatórios.  Todos esses, emergenciais, pois são para o tratamento já localizado e conhecido.  E como sabemos isso? Pelo alerta dado no corpo, chamado DOR.

Dimensão Emocional

Nesta dimensão já temos outros tipos de alertas ou dores a serem descobertas. Lembrando que hoje está comprovada que a maioria das doenças é de origem mental e emocional, chamando-se doenças psicossomáticas, muitas doenças de pele, pulmonares, estomacais, doenças do geniturinário, doenças nervosas, a famosa fibromialgia, o próprio câncer e muitas outras que se elencadas, dariam paginas de descrições.  A menos que as causas sejam erradicadas, os sintomas retornarão e muitas vezes de formas devastadoras.

Uma forma básica para manter a saúde mental e emocional é admitir nossos sentimentos e inadequações, sem justificativas ou manobras ineficazes. Esse tipo de artifício causa tensão, estresse e uma descarga de energia negativa, indo atingir órgãos mais sensíveis do corpo. A negação a dissimulação cobram preços altíssimos em somatizações e conversões. O que não nos ensinaram é que não somos latas de lixo ambulantes de magoas, rancores, raivas, tristezas. Não precisamos ter medo de vivenciar nossos sentimentos, temos que levar em consideração nossas emoções e exprimi-los de forma autêntica.

A saúde emocional implica na inserção da dor, inerente ao medo, a culpa e a revolta inapropriados e se caracteriza pela capacidade de dar e receber Amor, perdoar a si e aos outros. Trata-se de confiar, de afirmar a sua autonomia e escolhas pessoais nos relacionamentos. Neste processo, você pode utilizar os óleos de Rosa Damasceno, Gerânio, Lavanda e bergamota, que são fantásticos para oscilações de humor, perturbações mentais, ansiedade, dentre outras situações.

Dimensão Mental

Aqui encontramos um vilão. O Ego. Você sabe quem é esse moço?

Ele se estrutura de pensamentos e emoções, de lembranças boas e ruins, que rejeitamos ou abraçamos e que formam nossa historia: padrões, repetições e identificações que desempenhamos na vida cotidiana, além de conceitos de inferioridade ou superioridade, comparações de fracasso ou sucesso.

A estrutura do ego é a mesma em todas as pessoas, sendo que o conteúdo é diferente. Eles se diferem na superfície, mas no fundo são todos iguais. Seja qual for a forma que assuma, a motivação por trás do ego é fortalecer a imagem que pensamos que somos.

Nossa vida terrena em busca da sobrevivência neste mundo nos afasta do ser divino que realmente somos. O lema do ego é sempre o mesmo: ser especial, ser o mais amado, ter poder, estar no controle, ser o melhor, ter a necessidade de criar oposição e fazer inimigos. O ego vive de identificação e de formas efêmeras e temporárias.

Uma das formas de libertar-se dessas forças egóicas é através do Yoga e meditação com óleos essências, com uma técnica chamada de Aromanytra. Nela fazemos um breve relaxamento e escolhemos um óleo para meditação. Os melhores são Olibano, Mirra, Sândalo, Nardo, Lavanda e muitos outros óleos usados milenarmente em templos. Óleos sagrados capazes de induzir o estado alfa só pela sua inalação. E que nos ajudarão na aceitação, compreensão e transformação de formas pensamentos que se tornaram padrões e crenças no decorrer de nossa trajetória. E trarão harmonia para o que pensamos e fazemos.

Dimensão Espiritual

O caminho da espiritualidade é o encontro do autoconhecimento com a verdade. Aceitamos as coisas como elas são, respeitando nossas escolhas e a escolhas dos demais seres, compreendendo que todas as religiões levam a Deus.

A saúde espiritual também leva em consideração o humor, a sabedoria, a generosidade e o desapego de coisas e pessoas, trazendo o entendimento do estar agora, da separação, da universalidade energética, do reconhecimento da identidade, do amor incondicional e da administração do tempo. Os óleos essenciais, sendo a alma das plantas, conseguem atingir o que há de mais essencial em nós, nossa própria alma. Por que é uma comunicação de alma para alma.

O encontro dessas duas potências divinas nos revela que somos muito mais que esta estância material. Somos mais que desejos, sensações e emoções. Saímos dessa ilusão que é a vida de comer, dormir, acumular e morrer. Conseguimos nos alinhar as forças primordiais da criação. Somos tudo e estamos em tudo. Estamos conectados a tudo que tem vida, e podemos transcender a ela e, assim, nos unimos a força criadora e curadora do universo (DEUS).

Quando Francisco de Assis em sua oração diz que somos instrumentos de vossa paz, amor e sabedoria. Ele transcendeu para além da matéria. Ele era um homem como nós. Então, com auxílio dos óleos essenciais podemos transcender como ele, levando esta experiência a todos que dela quiserem usufruir.

Os óleos essenciais têm a mesma eficácia dos remédios convencionais com baixíssimos efeitos colaterais. Espero que tenham percebido que a minha intenção é levar uma alternativa de vida com qualidade, com menos medicamentos e produtos sintéticos, levar a saúde de forma natural integral.

*Por Gilda Marjoze Souza Araújo, psicoterapeuta na Clínica Vajra Terapias Integrativas.  Todas as informações sobre a Vajra você encontra aqui. Para saber mais sobre o convênio entre Sindimovec e a Clínica, clique aqui. Contatos: Endereço – Rua: João Bonato, 39, Bairro: Jardim Céu Azul, Campo Largo – PR / Cel: 041 984961910 e  30293321.

**A opinião no artigo é de responsabilidade do articulista e não expressa a visão da instituição Sindimovec. Envie seu artigo para: imprensa@sindiomovec.com.br.