COM APOIO DO SINDIMOVEC, EQUIPE BUSCA O PÓDIO NO MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO BRASIL

robotica

Quando uma instituição acredita nos talentos de sua terra, todos ganham. E acreditando nas pessoas e no potencial de Campo Largo, o Sindimovec tem dado sua contribuição social, apoiando, também, a Ciência e a Pesquisa. Com o incentivo do Sindicato, a equipe “Nhão”, formada por alunos da UTFPR e Universidade Positivo, vêm se destacando em várias competições de robótica pelo Brasil afora.

A equipe é formada por três estudantes talentosos e determinados da área de Exatas: André Luis Ribeiro, 18 anos – Técnico em Programação de Jogos Digitais, Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Davi Nascimento dos Santos, 17 anos – Técnico em Eletrotécnica, Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Positivo, e Eduardo Antonio Coletti, 17 anos – Técnico em Eletrotécnica, Graduando em Comércio Exterior pela Universidade Positivo (UP). Os três se preparam para participar, entre os dias 08 a 10 de julho, do “Winter Challenge”, maior evento de robótica do país, que acontece em São Caetano do Sul (SP). Há três anos, os meninos acumulam experiência e aperfeiçoamento nas competições do gênero.

Ano passado, a equipe participou pela primeira vez do Winter Challenge, e conquistou o terceiro lugar na categoria “Desafio Inteligente”. Agora, esse desafio é um pouco mais complexo, “será num circuito em que o robô tem mais funções a desempenhar do que na modalidade anterior”, antecipa Davi.

Além do Winter Challenge, os garotos participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica e FIRST LEGO League, obtendo, também,  ótimos resultados.

Para esta edição do Winter Challenge, é grande o entusiasmo. “Só pelo fato de estarmos participando de um evento como esse, competindo com  alunos de universidade públicas, particulares, de instituições do país inteiro, assim como de outros países, já é uma honra. Poder levar o nome de Campo Largo para fora, representar a cidade, é uma honra maior ainda”, conta o estudante.

Davi faz questão de agradecer e reforçar a importância do incentivo em projetos como esse. “Todo apoio é fundamental nesse trabalho que a gente se propõe. Sem auxílio, é muito difícil realizar as coisas, e só temos a agradecer ao Sindimovec e outros parceiros por acreditar na gente. Talvez, sejamos a única, ou uma das únicas equipes de garagem do Paraná”, destaca.

Para chegar até a competição em São Paulo, os meninos conseguiram as passagens de ida e volta, com uma empresa de transporte rodoviário. Outra empresa de componentes eletrônicos colaborou para a construção do robô. O Sindimovec, auxiliou com a compra de nove camisetas para o uso na competição.

O vice-presidente do Sindimovec, Sérgio Domingos, acredita que apoiar projetos ligados à Educação, de maneira geral, beneficia toda a comunidade. “Não é só a descoberta e o incentivo aos talentos da nossa terra. É mais que isso, é ajudar a cidade com a nossa parcela para que a indústria local se fortaleça. A gente precisa semear para colher os resultados mais adiante. Desejamos sucesso aos meninos porque são esforçados e acreditamos que a cidade ainda terá muito orgulho deles”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o trabalho em robótica dos meninos da equipe Nhão, é só acessar a página no Facebook: https://www.facebook.com/equipenhao/