Conjuntura: Dieese analisa cenário brasileiro de crise política e econômica

O Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos disponibilizou um boletim informativo detalhando os aspectos econômicos da crise generalizada que assola o país e suas consequências na vida dos brasileiros, inclusive o discurso utilizado pelo governo federal sobre a retomada do crescimento econômico

A entidade alerta que os dados sobre a evolução do PIB (produto interno bruto) precisam ser interpretados com cuidado, pois assim como ocorre o recuo da inflação, as taxas de juros também estão em queda.  “Neste momento, devido à brutal taxa de desemprego e à queda na renda, as expectativas futuras sobre o comportamento dos preços são de redução acelerada, o que leva as taxas de juros reais, pagas aos detentores da dívida pública, incríveis 6,5% ao ano”. O lucro dos rentistas continua em alta e nesse caso, inviabilizando a retomada do crescimento.

O informativo do Dieese, disponível abaixo na íntegra, traz explicações detalhadas sobre o PIB, as taxas de desemprego, a recessão econômica, a crise política e a incerteza com os rumos do país sob governo de Michel Temer. Confira:

Por Paula Zarth Padilha (Terra Sem Males).