Consindi pode decidir por Greve Geral em Campo Largo

Da esquerda pra direita: Ermínio Ferreira Santana (Nova Central – NCST), Edson Strapassan (SSPAD), Sidnei Iarek, Adriano Carlesso e Sérgio Domingos (Sindimovec); e Márcia Tottene (SMMCL)

Trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil estão na luta contra a proposta de reforma da previdência e trabalhista. Uma Greve Geral acontecerá dia 28 de abril e promete parar o Brasil. Na tarde desta terça-feira (18), o Consindi se reuniu para debater a respeito

Os dirigentes do Conselho Intersindical de Campo Largo (Consindi) se reuniram na sede do Sindimovec para definir agenda de mobilização para os próximos dias. Todas as entidades de defesa do trabalhador da cidade poderão aderir a Greve Geral (28/04). Já para o Dia do Trabalhador (01/05), dirigentes do Consindi estarão em Curitiba para a festa unificada de todos os trabalhadores e centrais sindicais.

Mesmo com a Greve Geral já marcada para o fim do mês, muita coisa vai acontecer até lá. E como preparação para a paralisação, diversas entidades sindicais realizam ações de conscientização. Em Campo Largo, o Consindi promove encontros, junto à sociedade, para dialogar e coletar assinaturas contrárias à proposta de reforma da previdência e trabalhista do governo federal.

Normalmente no sábado, os dirigentes das entidades sindicais montam uma tenda, na Praça do Museu, e informam as pessoas sobre as propostas de reformas do governo Temer; além de distribuir informativos sobre a luta da classe trabalhadora. De acordo com Sérgio Domingos, vice-presidente do Sindimovec, houve coleta de 638 assinaturas, para o abaixo-assinado.

O documento será enviado ao congresso nacional, em repúdio as reformas: “a meta dos movimentos sociais é coletar 200 mil assinaturas. Já entregamos 100 mil, no mês passado, através de representantes da classe trabalhadora, para o presidente da câmara dos deputados, em Brasília”. O dirigente do Sindimovec explica ainda que é preciso militar dentro do movimento sindical e fazer ações permanentes.

As ações do movimento sindical e dos movimentos sociais denunciam e repudiam as ações arbitrárias que o atual governo federal promove, principalmente acabando com a previdência e a legislação trabalhista, punindo a classe média e os mais pobres.

O Consindi é composto pelo Sindimovec, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta (SSPAD), o Sindicato do Magistério Municipal (SMMCL), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Porcelana (Sinpolocal), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Cerâmica do Piso de Campo Largo e São Mateus (Sindipiso) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cal Cimento e Gesso de Rio Branco do Sul (Simencal).

Por Regis Luís Cardoso (*foto: Viviane Rocha).