Inédito: Sindimovec faz parte da direção do COMUDE

Juliano Toppel (Acicla), Bruno Boaron (AEACL), Luciano Moraes e Silva (Fundação Ângelo Cretã), Professor Ricardo Carvalho Rodrigues (Faculdade CNEC), Roberto Vargas (Associação dos Amigos do Itaqui) e Adriano Carlesso (Sindimovec). Todos compõe o novo COMUDE (*foto: Imprensa Prefeitura de Campo Largo)

Pela primeira vez na história um sindicato de defesa dos trabalhadores tem representatividade na direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo. O Sindimovec compõe a mesa diretora com Adriano Carlesso como 1º Secretário

Para atender uma sociedade plural, um Conselho representativo. Foi eleita a nova direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo – o COMUDE. “Essa nova gestão do Conselho procurou democratizar a direção dos trabalhos”, explica Adriano Carlesso. Após a eleição, que aconteceu na sala de reuniões do gabinete municipal de Campo Largo, na última sexta-feira (28/07), a nova direção ampliou sua representatividade com alianças entre membros de sindicatos, associações, poder público e área educacional.

A nova composição da direção do COMUDE tem como presidente Bruno Boaron (representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo – AEACL); o vice-presidente é Eduardo Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade; como 1º Secretário foi eleito Adriano Carlesso, representante dos trabalhadores do município; além do 2º Secretário, Professor Ricardo Carvalho Rodrigues, da Faculdade CNEC, que faz parte da área educacional.

Novo COMUDE tem representantes de diversas áreas de atuação. A eleição aconteceu na sala de reuniões do gabinete municipal de Campo Largo, na última sexta-feira (28/07) – (*foto: Imprensa Prefeitura de Campo Largo)

Histórico e expectativa

O COMUDE existe desde 2009, em Campo Largo, nesse formato atual. O recém-empossado presidente, Bruno Boaron, explica que o novo Conselho tem como o objetivo melhorar a qualidade de vida do campolarguense. Para Bruno, as alianças com diferentes entidades de classe servem para que exista pluralidade. Além disso, “com o plano de desenvolvimento econômico, que conseguimos finalizar, lançado; vamos ter em mãos toda a cadeia produtiva da cidade, o que as empresas daqui precisam, o que os trabalhadores daqui precisam”. Para a direção do Sindimovec, um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico atuante pode ser determinante para o sucesso econômico da região.

No histórico do órgão, em Campo Largo, há importantes participações, como a luta, ao lado de diversas entidades, para que o município recebesse o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que trabalha na qualificação profissional da classe trabalhadora. Outra participação importante foi na revisão do plano diretor da cidade, que ajuda no desenvolvimento econômico do município, além da fiscalização das obras das últimas estações de tratamento de esgoto da Sanepar que vieram para o município.

Durante a reunião, foi retomada a aplicação do projeto ‘Cidades Inovadoras – Campo Largo 2030’ (*foto: Regis Luís Cardoso)

“Sem contar a criação do ‘Cidades Inovadoras – Campo Largo 2030’, em que o COMUDE teve papel fundamental. Projeto esse que ficou esquecido pela última gestão municipal, mas que volta com tudo agora”, finaliza Adriano Carlesso.

 

Por Regis Luís Cardoso.

You may also like...