LIVRO: presidente do Sindimovec participa de publicação que reflete os desafios do sindicalismo contemporâneo

Com o tema “Assembleias virtuais durante a pandemia”, Adriano Carlesso publicou artigo que faz parte da coletânea “Democracia, Sindicalismo e Justiça Social – parâmetros estruturais e desafios no século XXI”­

Obra lançada pela Editora JusPodivm é uma relevante contribuição para as reflexões e pesquisas do Direito Coletivo do Trabalho. São vários artigos que resultaram num livro diversificado, que permite visualizar e discutir sobre múltiplas dimensões do sindicalismo e das entidades sindicais.

O artigo com participação do dirigente Adriano Carlesso trata das “Assembleias virtuais durante a pandemia”. A publicação contou com a parceria do Dr. Sandro Lunard (professor de direito da UFPR e assessor jurídico do Sindimovec) e do advogado João G. Walski de Almeida.

“Colaboramos com uma publicação sobre assembleias virtuais e votações de forma eletrônica. Ferramentas que garantiram a democracia e a participação de todos os trabalhadores, com bastante transparência e sigilo do voto, numa época em que não se podia trabalhar de forma presencial”, explica Carlesso.

O presidente do sindicato aponta ainda que essa nova modalidade poderá ser a forma mais eficiente de coleta de votos e de garantia do processo democrático mesmo após a pandemia. “Como acontece nas eleições políticas em todo o Brasil, mas através de uma ferramenta que todos temos: o celular”, finaliza.

Livro

Trabalho é parte das pesquisas, estudos e diálogos acadêmicos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Interinstitucional sobre Sindicalismo, liderado pelo Prof. Dr. Mauricio Godinho Delgado (coordenador) e pelo Prof. Dr. Ricardo Macedo de Britto Pereira (vice-coordenador), sendo composto por professores e alunos do Programa de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF – Brasília-DF) e também por professores e pesquisadores de diversas outras universidades brasileiras e estrangeiras, tendo registro no CNPq.

São 44 artigos divididos em quatro campos temáticos escritos de maneira individual ou coletiva por quase 70 colaboradores. A obra, em suas 1.008 páginas, analisa aspectos estruturais, desafios clássicos e contemporâneos do sindicalismo de trabalhadores na sociedade capitalista ocidental, reservando foco relevante para a dramática experiência atual brasileira.

Mais informações e como comprar o livro AQUI.