Para toda ação existe uma reação

Publicado originalmente no jornal do Sindimovec em junho de 2012

Para toda ação existe uma reação. A lei da física parece ter lá seus reflexos no sindicalismo. É só ver os fatos: o sindicato endureceu com a Fiat, comunicou indicativo de greve quando a empresa se negava a estabelecer uma boa negociação, e a resposta da montadora foi… perseguição política.

A empresa cometer práticas antissindicais é algo muito grave que não diz respeito só a nós do sindicato, mas a toda a categoria. Se pararmos para pensar, quando as ações sindicais são impedidas significa que para a empresa o trabalhador não tem o direito de pensar, de se organizar, de emitir suas opiniões.

A diretoria do Sindimovec deve cumprir um duplo papel: de mobilizar o setor jurídico para denunciar isto na justiça, e divulgar para toda a base o que está acontecendo.

Por isto este jornal, porque as questões sobre o trabalho não devem ficar entre as quatro paredes de uma mesa de negociação. Devem ser parte de um debate coletivo, de uma reflexão. É importante que todos saibam o que está acontecendo.